Home  > 

12 ‘problemas’ que o Android Pie traz e como resolvê-los

Atualização do Android tem novos recursos que, à primeira vista podem não funcionar, mas há atalhos que devem ajudar

JR Raphael, Computerworld (EUA)

23/08/2018 às 22h57

Foto:

O Google finalmente lançou o aguardado Android Pie – sua nova atualização do Android e, apesar de muitas modificações notáveis, os usuários que já tiveram acesso a atualização perceberam alguns problemas que os incomodaram. Separamos alguns dos mais recorrentes:

Problema # 1: seleção de texto inteligente na nova visão geral do Pie não está funcionando

Duas coisas podem estar acontecendo, neste caso. O usuário pode tentar, primeiramente, pressionar por alguns segundos um espaço em branco na tela inicial. Em seguida, selecionar “Configurações iniciais” e “Sugestões” e ligar o botão “Seleção de visão geral”.

Se isso não funcionar, basta entrar na seção Sistema das configurações do sistema, tocar em "Idiomas e entrada" e observar a primeira linha na tela: "Idiomas". Se o idioma estiver definido para algo diferente de "Inglês (Estados Unidos)", esse provavelmente é o problema.

Problema #2: não encontrar o comando para o modo de tela dividida

O recurso de tela dividida do Android mudou para de lugar. Para usá-lo, é necessário ir em "Visão Geral" e clicar nos ícones na parte superior da visualização do aplicativo. Ao tocar em um deles, um menu aparecerá com “Slipt screen” como uma opção. Ao selecionar essa opção e, em seguida, o segundo aplicativo, a tela volta a ser dividida.

Problema #3: são necessárias muitas etapas para ativar o modo de tela dividida agora

Essa é uma reclamação comum entre os usuários frequentes de tela dividida e, infelizmente, não há uma solução excelente incorporada ao próprio Android. Mas espere! Existem alguns aplicativos de terceiros que podem preencher o vazio e facilitar significativamente a ativação da função de tela dividida do Android.

O Edge Gestures, por exemplo, permite que o usuário crie qualquer gesto que queira para iniciar o modo de tela dividida. Já o Split-Screen Creator permite a criação de qualquer número de atalhos de um toque para iniciar instantaneamente as telas divididas.

Problema #4: não encontrar o comando para fixar o aplicativo

Para isso, basta abrir o "Visão geral" e tocar no ícone acima de qualquer visualização do aplicativo. Caso não veja o “pin” nesse menu, ele também pode ser encontrado na seção Segurança das configurações do sistema ao clicar em “Avançado” e “Fixação de tela”. O recurso deve estar ativado.

Problema #5: navegação por gestos não está aparece

A maioria dos fabricantes parece estar enviando o Android 9 com o novo sistema de navegação por padrão. Ele pode ser ativado na seção Sistema das configurações do sistema, selecionando "Gestos" e, em seguida, tocando na opção "Deslizar para cima na tela inicial" e ativando essa opção.

Problema #6: não gostar da navegação por gestos

Basta seguir as mesmas etapas descritas no último item, mas desativar a ativação em vez de ativá-la.

Problema #7: a nova rotação de tela inteligente do Android 9 não aparece

Este é outro novo recurso que parece estar desabilitado por padrão. Para ativá-lo, é preciso ir na seção de exibição das configurações do sistema, tocar em "Avançado" e, em seguida, na linha rotulada "Girar tela automaticamente". Agora basta girar o telefone horizontalmente e procurar o novo ícone de rotação ao lado do botão Início, na barra de navegação principal do sistema.

Problema #8: não gostar da nova rotação de tela inteligente

Basta fazer a mesma coisa descrita no item 7, mas ativar a opção "Girar automaticamente a tela". Isso ativará o modo tradicional de rotação automática e eliminará o botão de rotação manual.

Problema #9: ativar o novo recurso de brilho adaptável

Para ativá-lo, é necessário ir à seção de exibição das configurações do sistema e tocar na linha rotulada "brilho adaptável”. O sistema precisa de alguns dias para começar a aprender as preferências e trabalhar.

Problema #10: os novos controles de volume dificultam o ajuste do volume da campainha

Não há uma maneira simples de alterar o volume que o Android ajusta por padrão, portanto, a melhor opção é implementar algum outro método para manipular o volume de toque com mais facilidade. Um aplicativo chamado VolumeP faz com que o volume da campainha torne-se mais nativo e facilmente acessível nos controles de volume do seu sistema.

Problema #11: não encontrar os novos atalhos do modo silencioso

É preciso olhar na seção Som das configurações do sistema e encontrar a linha "Atalho para evitar o toque". O usuário precisa certificar-se de que esteja ativado - com "Mudo" ou "Vibrar", dependendo da sua preferência - e, em seguida, pressionar o botão liga / desliga e aumentar o volume do telefone para ativá-lo.

Problema #12: Digital Wellbeing business não aparece

Apesar de ser parte do Pie, o Google está trabalhando no recurso Digital Wellbeing disponível para todos "ainda este ano". Quem tem um smartphone Pixel pode inscrever-se em um programa beta e obter acesso antecipado. Caso contrário, não há nada a fazer senão esperar.

 

Deixe uma resposta