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Mais de 1/3 dos trabalhadores dos EUA e Canadá não sabem o que é ransomware

Kaspersky realizou pesquisa com 3 mil empregados de ambos os países para entender a percepção dos usuários sobre a ameaça e seus riscos

Da Redação

07/04/2020 às 15h00

Foto: Shutterstock

Ransomware é um malware que restringe o acesso ao sistema infectado com uma espécie de bloqueio e cobra um resgate para que o acesso seja restabelecido, podendo resultar até no vazamento da informação sigilosa.  

Qualquer negócio precisa ter cuidado para não sofrer com esse tipo de ataque. De acordo com a Kaspersky, mais de um milhão de usuários nos Estados Unidos sofrem com esse problema, sejam eles pessoas físicas ou agências do governo. Dependendo do tipo de ataque, uma invasão por ransonware pode custar milhões de dólares para ser resolvida. 

A companhia de segurança Kaspersky realizou um estudo com trabalhadores dos Estados Unidos (2 mil pessoas) e Canadá (1 mil pessoas) para entender se essa preocupação das empresas estava no radar estava no radar dos funcionários. E a resposta é: não. 

De acordo com a pesquisa, 37% dos entrevistados não sabia nem do que se trata o ransomware. Pior, a cada 3 de 10 entrevistados que já sofreram com este problema ainda não sabia o que era  ransomware. 

Mais de um terço (35%) dos respondentes afirmou que não saberia o que fazer se suas informações pessoais corressem o risco de serem expostas e a empresa não pagasse o resgate. Cerca de 21% das pessoas que sofreram um ataque acham que uma organização nunca deve pagar o resgate. Apenas 15% das pessoas que nunca foram atingidas pelo ransomware expressaram a mesma opinião. 

Quando se fala sobre responsabilidade com a segurança de dados pessoais, 68% afirma que as equipes de segurança de TI devem ser as principais responsáveis pela proteção dos dados dos funcionários, estabelecendo a segurança necessária.  

Apenas 5% acreditam que cada funcionário devem ser responsável por suas próprias informações, verificando com mais cuidado os links e os anexos de arquivos em seus e-mails. 
 
Quando uma organização ou agência governamental é atingida por um ataque de ransomware, quem deve ser notificado e quando? Entre os entrevistados, 32% disseram sentir que o público deveria ser notificado primeiro, enquanto 44% disseram achar que os funcionários deveriam ser os primeiros na lista.  

Cerca de 46% acreditam que os funcionários devem ser notificados internamente imediatamente, enquanto apenas 2% acham que as informações devem ser protegidas dos funcionários.