Home  >  Plataformas

Windows 10 impulsiona alta em vendas de PCs; Lenovo lidera ranking

De acordo com dados das consultorias IDC e Gartner, fabricante chinesa respondeu por 25% do segmento no segundo trimestre

Da Redação

16/07/2019 às 17h00

Foto: Shutterstock

As vendas globais de PCs cresceram no segundo trimestre deste ano, segundo informações do Gartner e do IDC. Conforme reportagem do site especializado ZDNet, as consultorias destacam que essa alta foi impulsionada, em parte, pela atualização do Windows 10.

Segundo o IDC, as vendas no segundo trimestre totalizaram 64,9 milhões de unidades, um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Já o Gartner registrou crescimento de 1,5% em relação ao último ano, com 63 milhões de unidades vendidas.

Lenovo lidera
Ambas as empresas confirmaram que a Lenovo liderou as vendas de equipamentos, com participação de 25% no mercado. A HP e a Dell ficaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente, com 22,2% e 16,9%, seguidas pela Apple e Acer.

Apesar do crescimento, os analistas alertam que o cenário pode ser modificado por conta da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.

Mikako Kitagawa, analista do Gartner, afirma que os impostos adicionais sobre produtos importados podem ter grande impacto para o mercado de tecnologia.

"A maioria dos notebooks e tablets são fabricados atualmente na China, e os preços desses dispositivos nos EUA podem sofrer aumentos significativos se as tarifas forem impostas e os fornecedores não tomarem medidas rápidas para responder."