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Volkswagen lança loja virtual em plataforma de nuvem híbrida

Novo canal de vendas on-line da montadora no Brasil busca aproximar concessionária e consumidor em uma jornada digital

Da Redação

18/12/2020 às 13h05

Foto: Adobe Stock

A Volkswagen do Brasil lançou na última semana uma loja virtual de olho em novos perfis de consumidores de automóveis. Estudo do IBM Institute for Business Value (IBV), feito com mais de 11.566 consumidores, indica que 55,5% dos entrevistados demonstram alta maturidade digital e demandam por serviços móveis. Na indústria automobilística, isso também não é diferente. "Mais do que nunca, consumidores de mercados em crescimento, especialmente o Brasil, demandam por serviços digitais para ter conveniência e agilidade em suas compras”, diz Thais Marca, Managing Partner da IBM Services na América Latina.

"Estamos levando cada vez mais conectividade, inovação e digitalização em nossos produtos e serviços para atender a este novo consumidor que busca praticidade, agilidade e conveniência”, diz Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. Por meio da loja on-line VW e-store, em poucos passos, o cliente pode escolher um veículo sem sair de casa.

O projeto ficou a cargo da IBM iX, braço de design de negócios da IBM Services. Tendo em mente parâmetros como experiência ágil e personalizada, a VW e-store foi desenvolvida em ambiente de nuvem híbrida, sob a plataforma Salesforce Commerce Cloud. A nova loja virtual integra o estoque dos mais de 500 concessionários Volks e permite que os veículos sejam configurados de acordo com a preferência do usuário.

Tal disponibilidade da nuvem híbrida, defende a IBM, simplifica as complexidades das vendas de veículos on-line, ajudando os clientes a encontrar o veículo que atenda às suas necessidades, com uma navegação intuitiva e dinâmica, enquanto permite que a Volkswagen otimize o gerenciamento e a transação de pedidos.

Experiência do consumidor

A navegação do site começa com a escolha da concessionária de preferência, onde estará disponível o catálogo de veículos, opcionais, cores e também promoções. Como parte da imersão digital, o consumidor visualiza fotos em alta definição, além de uma galeria 3D do interior do veículo.

Durante a configuração, é possível realizar simulações de financiamento com o Banco VW pelo próprio site. Além disso, o consumidor pode pedir uma avaliação do seu veículo seminovo. De forma integrada, a concessionária irá receber a solicitação dessa avaliação, através de um app desenvolvido pela IBM iX, disponível na nuvem pública da empresa, junto com o pedido do 0km.

A VW vem investindo continuamente em sua transformação digital. Em 2016, lançou o manual cognitivo do Virtus e, esse ano, anunciou o Nivus com o VW Play, que oferece serviços ao proprietário através de sua central de entretenimento. Os projetos contam com serviços de inteligência artificial do IBM Watson, na nuvem pública da IBM.

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