Home  >  Plataformas

Startup QuickNode está construindo plataforma blockchain para ofertar na nuvem

QuikNode integra ferramentas de desenvolvedor e analytics para simplificar a execução de um aplicativo descentralizado

Da Redação

05/04/2021 às 10h36

Foto: Adobe Stock

A QuikNode está construindo uma plataforma de nuvem Web3 para desenvolvedores de blockchain que podem ajudá-los a criar e dimensionar aplicativos, de acordo com o site TechCrunch. O QuikNode permite que os desenvolvedores de aplicativos aluguem acesso a nós, fazendo com que possam operar na rede blockchain de sua escolha, permitindo-lhes evitar a manutenção e o monitoramento de seus próprios nós.

Segundo a QuikNode, que recentemente levantou fundos da Y Combinator e está em processo de finalização de seu financiamento inicial, executar um aplicativo descentralizado pode envolver muitos problemas de infraestrutura de base que desviam a atenção do desenvolvedor de seus produtos reais. A configuração inicial pode exigir dias de downloads para sincronizar com essas redes pela primeira vez, enquanto os custos de manutenção também podem ser altos, diz a startup.

O desafio do QuikNode provavelmente será manter uma vantagem sobre as gigantes da nuvem, se o mercado de aplicativos descentralizado crescer para uma presença considerável (e consistente) na web. A QuikNode é ela própria um cliente dessas grandes empresas de nuvem, optando por se concentrar em software em vez de construir centros de dados físicos; no entanto, eles ainda estão competindo diretamente com esses grandes jogadores.

“Acho que temos cerca de dois anos na Amazon, estamos no radar deles”, disse Dmitry Shklovsky, CEO da startup, ao TechCrunch.

O tamanho da empresa favorece sua competitividade devido aos preços ofertados. Os planos do QuikNode começam em apenas US$ 9 para usuários que lançam os aplicativos mais básicos, com planos estruturados aumentando dependendo da quantidade de “chamadas de método” sendo realizadas. Enquanto o aluguel de um nó dedicado custa US$ 300 por mês.

A partir daí, a inicialização oferece vários add-ons específicos da cadeia com opções como o modo Archive que dá aos aplicativos acesso a todos os estados de valor histórico dentro de contratos inteligentes na rede ou modo Trace, que permite aos desenvolvedores solicitar nós para reexecutar transações.

A equipe atualmente opera mais de 1.000 nós e tem cerca de 400 clientes.

Como o QuikNode visa dimensionar sua base de clientes, Shklovsky diz que um dos melhores caminhos para a aquisição de clientes tem sido os guias, educando desenvolvedores de aplicativos descentralizados sobre como se conectar às redes mais populares.

Atualmente, a equipe baseada em Miami oferece suporte a redes em seis cadeias, incluindo Ethereum, Bitcoin, xDai, Binance Smart Chain, Polygon e Optimism.