Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Plataformas

Quase 70% dos desenvolvedores preferem provedores de nuvem baseados em código aberto

Desenvolvedores associam o código aberto com aumento de salários e oportunidades profissionais, segundo estudo da O'Reilly Media, encomendado pela IBM

Da Redação

10/02/2021 às 11h58

Foto: Adobe Stock

A pandemia impulsionou o trabalho remoto e para dar suporte ao novo modelo de trabalho muitas organizações adotaram soluções em nuvem e multicloud. Segundo estudo da O'Reilly Media, encomendado pela IBM, o crescimento da adoção de soluções em nuvem e multicloud ocorre paralelamente à preferência dos desenvolvedores por softwares de código aberto. Setenta por cento dos entrevistados na pesquisa disseram preferir provedores de nuvem baseados em código aberto.

"Temos visto a proliferação de software de código aberto e a nuvem crescerem significativamente nas últimas duas décadas, e está mais claro do que nunca que o futuro dessas tecnologias está intrinsecamente ligado", disse Christopher Ferris, CTO da Open Tech, IBM.

Intitulado "O valor do código aberto na era da nuvem", o estudo ressalta os sentimentos dos respondentes em relação ao conhecimento de código aberto e oportunidades de carreira e preferências de provedor de nuvem.

A pesquisa, conduzida no último trimestre de 2020, com 3.400 desenvolvedores e gerentes, mostra que “quase todos os entrevistados" usavam software de código aberto (OSS) em "alguns aspectos de suas operações". A maioria (94%) classificou o OSS como melhor ou igual ao software proprietário, de acordo com o relatório.

Ao selecionar um provedor de nuvem, quase três quartos dos entrevistados (70%) disseram preferir provedores de nuvem baseados em código aberto.

"Mais e mais desenvolvedores estão aprendendo e trabalhando em software de código aberto, e a maioria deles até os preferem em relação a tecnologias proprietárias. Isso, combinado com a crescente mudança para um ecossistema de nuvem híbrida entre as empresas, ilustra que o código aberto é mais importante do que nunca na era da nuvem", disse Ferris.

O relatório também se concentra no conhecimento prévio do código aberto e seu impacto na contratação de gerentes. Por exemplo, virtualmente todos os gerentes de contratação entrevistados (87%) viram o conhecimento de código aberto como um fator importante e 67% acreditam que a experiência de código aberto oferece um valor comparativamente melhor a longo prazo em comparação com a experiência com soluções específicas do fornecedor.

Mais da metade dos entrevistados (54%) sentiu que o aprendizado de habilidades de computação em nuvem específicas do provedor limitava o "crescimento profissional". Além disso, quase sete em cada dez entrevistados concordaram parcial ou totalmente que os empregadores em potencial ficaram impressionados com o trabalho em projetos de código aberto, os levando a "melhores oportunidades profissionais". Cerca de um quarto dos gerentes de contratação concordou totalmente que o "código aberto atrai talentos", segundo o relatório.

"O desenvolvimento de software de código aberto é a melhor maneira de construir software, com sua influência estendendo-se à nuvem. As habilidades relacionadas a estruturas e ferramentas de código aberto são essenciais para desenvolvedores e engenheiros porque essas habilidades são usadas alternadamente em ambientes de nuvem", disse Rachel Roumeliotis, VP de Estratégia de Conteúdo na O'Reilly Media.

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15