Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Negócios

Python tira hegemonia de Java e C do topo de índice de popularidade

Pela primeira vez em 20 anos, a linguagem Python superou Java e C no Índice Tiobe, após ambas sofrerem queda de popularidade

Redação

06/10/2021 às 19h00

Python linguagem programação
Foto: Shutter Stock

À medida que novas tecnologias ganham popularidade, suas linguagens de programação acompanham a fama, tornando-se os queridinhos dos programadores. A Python, que ganhou sua popularidade com a inteligência artificial e o machine learning, chegou ao topo do Índice Tiobe de outubro, ultrapassando as, até então, linguagens insuperáveis Java e C.

“Python, que começou como uma linguagem de script simples, como uma alternativa ao Perl, amadureceu. Sua facilidade de aprendizado, sua grande quantidade de bibliotecas e seu uso difundido em todos os tipos de domínios a tornaram a linguagem de programação mais popular da atualidade”, escreveu Paul Jansen, chefe da Tiobe Software.

JavaScript, o padrão para desenvolvimento web front-end, está sempre no topo da lista do índice da RedMonk. Para Tiobe, seu foco corporativo, viu Java e C dominarem nos últimos anos, mas Python tem se agarrado ao Java e agora o ultrapassou, destaca a publicação do ZDNet.

A linguagem Python também está ganhando espaço, em parte, por causa da ascensão da ciência de dados e de seu ecossistema de bibliotecas de software de machine learning como NumPy, Pandas, TensorFlow, do Google, e PyTorch, do Facebook.

No entanto, a subida ao topo do ranking de Python ocorreu devido à queda de outras linguagens nas pesquisas.

A líder teve participação de 11,27% nas pesquisas e se manteve estável em relação a outubro de 2020, mas suas concorrentes de pódio caíram. A linguagem C caiu 5,79% pontos percentuais em relação ao mesmo período do ano passado, levando a uma participação de 11,16% em outubro de 2021. A Java, por sua vez, abriu caminho para Python com uma queda de 2,11 pontos percentuais, para 10,46%.

Outras linguagens que ficaram entre as 10 primeiras no índice de outubro de 2021 da Tiobe incluíram C++, C#, Visual Basic, JavaScript, SQL, PHP e linguagem Assemblyy. Também subindo em uma base anual e entre os 20 primeiros estão Go, projetado pelo Google, MATLAB e Fortran.

As classificações de Tiobe combinam com outros índices sobre a questão do JavaScript, no entanto, está alinhado com Python e Java como sendo as linguagens mais populares.

O Índice da comunidade de programação Tiobe é um indicador da popularidade das linguagens de programação, com foco corporativo, e atualizado mensalmente. As classificações são baseadas no número de engenheiros qualificados em todo o mundo, cursos e fornecedores terceirizados. Motores de busca populares como Google, Bing, Yahoo!, Wikipedia, Amazon, YouTube e Baidu são usados ​​para calcular as classificações.

Com informações de ZDNet

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15