Home  >  Plataformas

Oracle anuncia novo Java 16, com atualizações para melhorar produtividade do desenvolvedor

Linguagem Java, ferramentas, gerenciamento de memória e recursos de incubação e visualização são algumas dessas melhorias realizadas no novo Java 16

Da Redação

18/03/2021 às 17h27

Foto: Adobe Stock

A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 16 (Oracle JDK 16), incluindo 17 novos aprimoramentos para a plataforma que deverão melhorar a produtividade do desenvolvedor. O mais recente Java Development Kit (JDK) finalizou a correspondência de padrões para instanceof (JEP 394) e Records (JEP 395), melhorias de linguagem que foram visualizadas pela primeira vez na versão Java 14. Além disso, a Oracle adiciona GraalVM Enterprise à Assinatura Java SE, sem custo adicional.

A Oracle fornece atualizações do Java a cada seis meses para fornecer aos desenvolvedores um cronograma de lançamento previsível. Ainda, entre as novidades da última versão, os desenvolvedores podem usar a nova ferramenta de empacotamento (JEP 392) para enviar aplicativos Java contidos, além de explorar três recursos de incubação, a Vector API (JEP 338), a Foreign Linker API (JEP 389) e a Foreign-Memory Access API (JEP 389), e um recurso de visualização, Sealed Classes (JEP 397).

“O poder da cadência de lançamento de seis meses estava em plena exibição com o lançamento mais recente”, Georges Saab, Vice-Presidente de Desenvolvimento do Java Platform Group da Oracle. “A correspondência de padrões e registros foram introduzidos há um ano como parte do JDK 14 e, desde então, passaram por várias rodadas de feedback da comunidade com base em aplicativos do mundo real. Este processo não só deu aos desenvolvedores Java a oportunidade de experimentar esses recursos antes de serem finalizados, mas também incorporou um feedback crítico que resultou em dois JEPs sólidos que realmente atendem às necessidades da comunidade”.

O lançamento do Java 16, segundo a Oracle, é o resultado do desenvolvimento de todo o setor envolvendo revisão aberta, compilações semanais e ampla colaboração entre engenheiros da Oracle e membros da comunidade mundial de desenvolvedores Java por meio da Comunidade OpenJDK e do Processo da Comunidade Java.

Assinatura

A Oracle adicionou, ainda, GraalVM Enterprise como um direito na assinatura do Oracle Java SE. GraalVM pode ajudar a melhorar o desempenho e reduzir o consumo de recursos por aplicativos, especialmente em microsserviços e arquiteturas nativas da nuvem. As organizações que gerenciam suas propriedades Java aproveitando a assinatura do Oracle Java SE não só se beneficiam de ter os aprimoramentos mais recentes e acesso direto a especialistas em Java da Oracle, mas também obtêm economias substanciais em relação a outras abordagens.