Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Inovação

IBM apresenta software de inteligência ambiental impulsionado por IA

IBM Environmental Intelligence Suite ajuda empresas a responder aos riscos climáticos e a cumprir as metas de sustentabilidade

Redação

22/10/2021 às 16h00

IBM logo
Foto: Shutter Stock

Mais uma gigante da tecnologia anuncia uma solução para ajudar os clientes em suas estratégias ambientais. A IBM anunciou um conjunto de software baseado em Inteligência Artificial (IA) para ajudar as organizações a se prepararem e responderem aos riscos meteorológicos e climáticos que podem prejudicar seus negócios. O IBM Environmental Intelligence Suite combina dados meteorológicos, climáticos, operacionais e gestão de desempenho ambiental.

As empresas estão enfrentando danos aos seus ativos devido a eventos climáticos, interrupções nas cadeias de suprimentos e operações, o que tem levado cada vez mais a organizações de tecnologia focarem seus esforços em ajudar seus clientes na missão ambiental. Condições meteorológicas extremas, falha da ação climática e danos ambientais causados por humanos foram citados como os três principais riscos mais prováveis para empresas nos próximos dez anos no "Global Risks Report 2021", do World Economic Forum.

A IBM destaca que a novidade busca atender a necessidade dos clientes nesse desafio, bem como a ajudá-los a atender uma demanda crescente dos consumidores sobre as iniciativas ambientais das organizações. Dessa forma, o recém-lançado IBM Environmental Intelligence Suite busca ajudar as empresas a agilizar e automatizar a gestão de riscos ambientais e operacionalizar processos subjacentes, incluindo a contabilidade e redução do carbono, para atender às metas ambientais, segundo a empresa.

"O futuro dos negócios e do meio ambiente estão profundamente interligados. As empresas não só estão lutando com os efeitos das disrupções extremas em suas operações por causa climáticas, mas também cada vez mais os acionistas e reguladores esperam que as empresas assumam a responsabilidade pela forma como suas operações impactam o planeta", disse Kareem Yusuf, Ph.D., Gerente Geral da IBM AI Applications.

A suíte aproveita os dados meteorológicos existentes da IBM, bem como análise geoespacial avançada e inovações de IBM Research.

A oferta reúne inteligência artificial, dados meteorológicos, análise de risco climático e recursos de contabilidade de carbono. De acordo com a IBM, isso permite que as empresas gastem menos recursos com a curadoria desses dados complexos e se dediquem mais à sua análise para obter insights e tomar medidas para melhorar suas operações.

"A IBM está reunindo o poder da IA ​​e da nuvem híbrida para fornecer às empresas inteligência ambiental desenhada para ajudá-los a melhorar o desempenho e os relatórios ambientais, criar operações de negócios mais eficientes para reduzir o consumo de recursos e planejar a resiliência em face das interrupções climáticas", adiciona Yusuf.

Os insights ambientais ocorrem por meio de APIs, dashboards, mapas e alertas que podem ajudar as empresas a enfrentar os desafios operacionais imediatos e conduzir planejamento e estratégias de longo prazo.

Na prática, a solução poderia ajudar, por exemplo, empresas de energia e serviços públicos a determinar onde podar a vegetação em torno das linhas de energia ou quais de seus ativos críticos correm o maior risco de sofrer incêndios florestais devido às mudanças climáticas. Ou ainda, varejistas poderiam se preparar para disrupções em seus estoques e remessas relacionadas a condições climáticas severas, ou considerar os riscos ambientais ao definir futuras localizações de depósito.

BP Bunge Bioenergia e a empresa de agronegócio Cajamar já utilizam a nova tecnologia da IBM.

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15