Home  >  Plataformas

FilterBox: o aplicativo Android que, sozinho, está salvando minha sanidade

Traga algumas nuances muito necessárias ao gerenciamento de notificações do seu telefone e recupere uma parte saudável da sua vida

JR Raphael, Computerworld EUA

10/11/2020 às 9h00

Foto: Adobe Stock

Se há um assunto com o qual todos podemos nos relacionar agora, é o estresse - e, por associação, a sanidade. Não estou necessariamente falando sobre a ansiedade relacionada às reviravoltas políticas desta semana [de eleições nos EUA], mas mais sobre a luta sempre presente para equilibrar trabalho e vida pessoal e a maneira como esses dispositivos em nosso macacão tornam consistentemente difícil desconectá-lo.

Certamente é algo em que passei muito tempo pensando e com o objetivo de melhorar ao longo dos anos. E uma área em que consegui fazer avanços significativos recentemente é no domínio das notificações do Android.

As notificações são um dos maiores poderes de um smartphone - mas também uma de suas maiores falhas em potencial, pelo menos quando se trata de nosso assunto atual de sanidade. Afinal, quando você está focado no trabalho, ter um alerta importante fazendo 'bing', 'buzz' ou 'bop' na tela o afasta de tudo o que está fazendo, exige sua atenção e garante que você saiba o que está acontecendo.

Mas quando é fim de semana ou noite - bem, ocorre a mesma sequência exata: o alerta o afasta de tudo o que você está fazendo, exige sua atenção e garante que você saiba o que está acontecendo.

Talvez, às vezes, você queira isso. Mas eu estaria disposto a apostar que com a mesma frequência, a resposta é nãao. E com as ferramentas nativas de gerenciamento de notificação do Android, você basicamente se depara com uma decisão "tudo ou nada": fazer com que todas as notificações típicas de um aplicativo continuem a notificá-lo fora do expediente - ou ter tudo desligado.

Aqui no mundo real, as coisas nem sempre são tão binárias. E estou feliz em informar que encontrei uma maneira de trazer algumas nuances muito necessárias e um controle preciso sobre como suas notificações são tratadas quando você está tentando desconectar (pelo menos um pouco).

O segredo se resume a um aplicativo superinteligente e cuidadosamente criado chamado FilterBox. Leitores astutos se lembrarão de eu ter mencionado o aplicativo de passagem em alguns outros contextos antes.

Hoje, porém, estamos nos concentrando em uma parte diferente do objetivo do aplicativo - e em uma função diferente que ele pode desempenhar em sua vida.

O FilterBox, em resumo, permite que você crie regras complexas - como os filtros do Gmail para as notificações do telefone. Essas regras ditam exatamente quais tipos de notificações podem chegar até você em diferentes tipos de circunstâncias.

Então, por exemplo, normalmente tenho certos tipos de mensagens configuradas para me notificar sempre que chegam no Gmail. Essas mensagens precisam chamar minha atenção durante a jornada de trabalho, pois são de alta prioridade para mim e sempre tento responder o mais rápido possível.

A mesma coisa, no entanto, acaba acontecendo à noite ou nos fins de semana - e consequentemente, eu acabo vendo essas mensagens e geralmente tento respondê-las, embora isso geralmente possa esperar até a manhã seguinte (ou dia da semana ) sem qualquer problema.

Ao mesmo tempo, tenho outros tipos de e-mails recebidos dos quais desejo receber notificações, independentemente da hora ou do dia.

Com o FilterBox, tudo o que tenho que fazer é criar uma regra para que essas exceções ainda gerem alertas normais durante minhas horas de folga - enquanto quaisquer outras notificações do Gmail serão automaticamente descartadas sempre que eu estiver na mesma janela.

Essa regra, acima, é projetada especificamente para lidar com os horários noturnos e a madrugada. E tudo o que precisamos é criar um segundo e idêntico para os dias de fim de semana para resolver essa parte da equação.

Há espaço para muito mais nuances dentro dessas regras de notificação. Eu poderia dizer ao FilterBox para permitir qualquer notificação de um aplicativo sempre que minha tela estiver ligada, por exemplo - ou, em uma reviravolta especialmente intrigante, eu poderia instruir o aplicativo a simplesmente silenciar ou mesmo adiar uma notificação em vez de descartá-la completamente quando certos parâmetros são aplicados.

Dessa forma, se houver um tipo específico de notificação que você deseja notar, mas não precisa ser interrompido imediatamente, você pode silenciá-la durante determinados dias e horas, mas sabe que ainda estará lá e visível na próxima vez que você olhar para o seu telefone (e saiba que durante suas horas de trabalho reais, ele irá notificá-lo automaticamente com o som de alerta normal e padrão de vibração).

Ou se houver um tipo específico de notificação que você deseja ter certeza de ver, mas prefere adiar para a manhã seguinte, você também pode fazer isso.

Essa última possibilidade é algo que estou testando com o Slack. Dessa forma, as mensagens não urgentes relacionadas ao trabalho que chegarem não interromperão minhas horas noturnas ou meu fim de semana - já que elas não precisam ser tratadas imediatamente, mas já que me sentirei compelido a respondê-las, se eu as notar - e, em vez disso, irão aparecer logo na manhã seguinte para mim.

Mas, novamente, a beleza é que você pode escolher exatamente quais tipos de notificações em qualquer aplicativo - então, qualquer alerta especialmente importante que você precise ver e lidar, não importa a hora ou o dia, ainda pode aparecer e chamar a sua atenção. E uma vez que você configure tudo da maneira que deseja, tudo simplesmente funciona, automaticamente, desse ponto em diante - sem qualquer mudança de modo ou ajustes contínuos necessários.

A filtragem não precisa ser limitada a coisas relacionadas ao trabalho: você pode usá-la para desligar as notificações de notícias após certas horas (ou até mesmo desligar as notificações de notícias com exceções de palavras-chave específicas durante esses horários), para empurrar as notificações de aplicativos de bate-papo pessoal ou outros serviços não essenciais para que não o incomodem até o final do dia de trabalho.

Ah, e mais uma coisa: além da filtragem, FilterBox inclui uma opção de histórico de notificação que é muito mais rico e útil do que o equivalente nativo embutido no Android 11 - já que pode fazer até 30 dias de notificações disponíveis e detectáveis e permitem que você recupere e interaja com qualquer coisa que você dispensar acidentalmente.

E se você está preocupado com a privacidade (o que você absolutamente deveria estar!), o desenvolvedor do aplicativo é transparente sobre o fato de que o FilterBox inclui uma permissão de acesso à rede, mas nenhum detalhe de notificação é transmitido. (O acesso à rede é usado apenas para relatórios de bugs e análises e pode ser desativado inteiramente nas configurações do aplicativo, se você se sentir inspirado.) O aplicativo também permite que você proteja suas configurações e histórico com reconhecimento facial ou impressão digital para garantir que mesmo se alguém colocar suas luvas gordurosas no seu telefone um dia, eles não conseguirão consultar suas informações.

FilterBox custa quatro dólares após um teste gratuito de 30 dias. Para mim, pelo menos, isso parece ser um pequeno preço a pagar por uma quantidade incomensurável de sanidade que está sendo restaurada.

Tags