Home  >  Plataformas

Facebook testa novos recursos de privacidade e criptografia

Rede social está aumentando esforços de privacidade com áudio criptografado de ponta a ponta e testes de videochamada no Conversas Secretas

Redação

08/06/2021 às 14h00

Foto:

Ao longo da semana, o Facebook iniciará o teste dos seus novos recursos de privacidade e criptografia para o Conversas Secretas do Messenger. Os novos testes incluirão testes de chamadas de áudio e vídeo criptografadas de ponta a ponta.

Ao ZDNet, o Facebook disse que os recursos "darão às pessoas mais opções e controles" e que o desenvolvimento nessas áreas é um "passo importante para tornar o Messenger uma experiência mais segura e privada".

O recurso de conversas secretas do Messenger atualmente só oferece suporte a mensagens, fotos, videoclipes, gravações de voz e adesivos enviados com criptografia de ponta a ponta, um protocolo que visa impedir que qualquer pessoa, exceto os participantes, leia o conteúdo, incluindo provedores de plataforma.

Agora, a empresa se esforça para oferecer suporte a mensagens de grupo criptografadas, pagamentos ou chamadas de áudio/vídeo, iniciando testes de opções de criptografia estendidas para uma possível implementação no futuro. Os testes devem durar vários meses.

Os participantes do grupo de teste verão um ícone de telefone na parte superior da janela do Conversas Secretas, que pode ser selecionado para fazer uma chamada, disse a publicação. A opção será definida em um layout semelhante ao das janelas típicas do Messenger.

O recurso já permite que os usuários definam um cronômetro para que suas mensagens expirem, mas o bolt-on permitirá que os participantes desliguem totalmente as mensagens que desaparecem - ou definam um cronômetro padrão para o conteúdo desaparecer com base em um minuto, 15 minutos ou 24 intervalos de horas, explica a publicação.

Os testes com o Conversas Secretas podem abrir o caminho para o desenvolvimento de criptografia padrão em chats de toda a plataforma, segundo o Facebook.

"Embora esperemos fazer mais progresso na criptografia de ponta a ponta padrão para Messenger e Instagram Direct este ano, este é um projeto de longo prazo e não estaremos totalmente criptografadas de ponta a ponta até em 2022, no mínimo", disse a empresa.

(Com informações de ZDNet)