Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Inovação

Facebook se prepara para mudar de nome e focar em metaverso

Mark Zuckerberg busca construção de um metaverso, termo cunhado pelo autor de ficção científica Neal Stephenson para descrever uma distopia virtual

Rafael Romer

21/10/2021 às 9h45

Mark Zuckerberg
Foto: Reprodução/Facebook

Em uma semana, Mark Zuckerberg pode anunciar novidades sobre o futuro do Facebook. Uma fonte familiarizada com o assunto disse ao The Verge, em publicação desta terça-feira (19), que a empresa planeja mudar de nome para refletir seu foco na construção do metaverso. A novidade deve ser revelada na conferência anual da empresa, o Connect, em 28 de outubro.

A reformulação da marca provavelmente posicionaria o aplicativo do Facebook como um dos muitos produtos de uma empresa controladora que supervisiona grupos como Instagram, WhatsApp, Oculus e muito mais, diz a publicação do The Verge.

A publicação sugere que uma reformulação da marca também poderia servir para separar ainda mais o trabalho futurista em que Zuckerberg está focado, da configuração atual do Facebook que tenta reencontrar um lugar longe do escrutínio que tem sofrido por órgãos reguladores. Em julho, Zuckerberg disse ao The Verge que, nos próximos anos, fariam “a transição de pessoas que nos veem principalmente como uma empresa de mídia social para uma empresa metaversa”.

O novo nome estaria guardado a sete chaves, escondido mesmo das lideranças seniores. Um possível nome poderia ter algo a ver com Horizon, o nome da versão de Realidade Virtual ainda não lançada de Facebook-meet-Roblox, que a empresa tem desenvolvido nos últimos anos, diz a publicação. O nome desse aplicativo foi alterado recentemente para Horizon Worlds, logo depois que o Facebook demonstrou uma versão para colaboração no local de trabalho chamada Horizon Workrooms, diz o The Verge.

Nesse caminho, o Facebook já tem se estruturado para montar uma equipe para atingir o plano de Zuckerberg. No último inverno sul-americano, ele montou uma equipe metaversa dedicada, recentemente anunciou que Andrew Bosworth, Chefe de AR e VR, será promovido a diretor de Tecnologia e, dias antes, anunciou planos de contratar mais 10.000 funcionários para trabalhar no metaverso na Europa.

O metaverso "vai ser um grande foco, e eu acho que isso vai ser uma grande parte do próximo capítulo para a forma como a internet evolui depois da internet móvel", disse Zuckerberg a Casey Newton, do The Verge. “E eu acho que vai ser o próximo grande capítulo para nossa empresa também”.

Um porta-voz do Facebook se recusou a comentar esta história.

Com informações de The Verge

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15