Home  >  Negócios

Dell anuncia nova linha de servidores que promete melhora de até 60% na eficiência de energia

Portfólio atualizado com a nova linha de servidores PowerEdge ajuda empresas a impulsionarem a IA e a computação de borda

Redação

28/07/2021 às 9h30

Dell
Foto:

Legenda: Reprodução/Shutter Stock

A Dell Technologies lançou uma nova linha de servidores para complementar o portfólio de Servidores Dell EMC PowerEdge com processadores Intel Xeon Scalable de 3ª geração. Os novos servidores contam com ventiladores tubulares e resfriamento adaptativo para consumo mais eficiente de força, melhorando a eficiência energética em até 60% em comparação com as gerações anteriores. Ao todo são 17 servidores de última geração, permitindo que as empresas analisem e executem ações em relação aos dados em qualquer lugar.

Combinado com o resfriamento de vetores múltiplos, o fluxo de ar dos novos servidores pode ser direcionado automaticamente para a parte mais quente do servidor para resfriamento otimizado. O resfriamento de líquido direto para os servidores selecionados traz uma tecnologia exclusiva de sensor de vazamentos, segundo a empresa.

A Dell Technologies foi a primeira empresa no Brasil a disponibilizar soluções com o processador Xeon Scalable de 3ª geração, lançado mundialmente em abril, e que compõem os servidores PowerEdge 15G. Com a tecnologia, a nova versão do PowerEdge R750 entrega uma performance, em média, 46% maior em comparação com a geração anterior, suportando as cargas de trabalho mais variadas e pesadas.

"A Dell Technologies mantém uma longa parceria com a Intel para desenvolvimento de soluções inovadoras e que permitam que a tecnologia apoie as empresas e a sociedade. E o lançamento dos primeiros Servidores PowerEdge 15G no mercado, Dell EMC PowerEdge, com os processadores Intel Xeon Scalable, reforça esse compromisso de apoiar a transformação digital das organizações instaladas no país", diz Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de Data Center da Dell na América Latina.

Entre as atualizações do portfólio, os Servidores PowerEdge agora contam com PCIe Gen 4.0, com o dobro de desempenho na taxa de transferência em relação à geração anterior, e até seis aceleradores por servidor para dar suporte às cargas de trabalho mais desafiadoras e com uso intenso de dados.

Segundo a empresa, essas tecnologias, combinadas com a inteligência autônoma do PowerEdge, fazem desse o portfólio mais habilitado para IA, capacitando as organizações a antecipar e responder mais rapidamente às suas necessidades.

O portfólio também inclui um novo servidor com aceleração de otimização. O PowerEdge R750xa foi projetado para aumentar o desempenho da aceleração, entrega performance densa de GPU de machine learning, inferência e computação de alta performance. O servidor com soquete duplo e 2U é impulsionado pelos processadores de 3a geração Intel Xeon Scalable e suporta até 4 GPUs double-wide e 6 single-wide.

Através do Deep Learning Boost, o Intel Xeon Scalable também oferece 74% mais velocidade no desempenho de IA em comparação com a geração anterior, diz a empresa.

"O Intel Xeon Scalable de 3° Geração é a plataforma mais avançada e de mais alto desempenho para data centers, otimizada para suportar a mais ampla gama de cargas de trabalho. Essa parceria com a Dell para o lançamento dos primeiros Servidores PowerEdge 15G é muito importante para continuarmos ajudando a levar a melhor tecnologia possível para as empresas e sociedade como um todo", explica Gisselle Ruiz Lanza, diretora geral da Intel Brasil.

Quanto à segurança, a Dell explica que ela se inicia antes da implantação, com a Dell Technologies Secured Component Verification, uma extensão para o processo de garantia da cadeia de suprimentos segura da Dell. Com os recursos Dell, como o PowerEdge UEFI Secure Boot Customization, a segurança na inicialização pode ser gerenciada de perto para combater ataques, garante a empresa.

Já o novo processador Intel Xeon Scalable possui uma arquitetura flexível com aceleração por IA integrada usando tecnologia Intel DL Boost, que permite que o usuário comece sua jornada de IA com a infraestrutura já existente, pois a performance da nova geração de processadores é suficiente para rodar algoritmos mais pesados de machine learning e deep learning.

O Intel Xeon Scalable também conta com recursos avançados de segurança que ajudam a proteger dados e código de aplicativos com base na Intel Software Guard Extension (Intel SGX) e na Intel Crypto Acceleration. O Intel SGX ajuda a proteger códigos e dados confidenciais com a menor superfície de potencial ataque em sistemas de data center, enquanto o Intel Crypto Acceleration oferece alto desempenho em uma série de algoritmos criptográficos importantes.

O grande diferencial do Intel SGX é que agora os dados da aplicação são protegidos em tempo de execução (em uso). Mesmo em um ambiente comprometido, todos os dados da aplicação estão criptografados.

"É como ter um cofre dentro da sua casa, no qual as chaves podem ser armazenadas em outro local, oferecendo uma barreira adicional de segurança", explica Igor Freitas, especialista de IA da Intel Brasil. "Empresas que executam cargas de trabalho que fazem uso intensivo de criptografia, como varejistas on-line, que processam milhões de transações por dia, podem usar esse recurso para ajudar a proteger os dados de clientes, reduzindo significativamente o impacto nos tempos de resposta ou no desempenho geral dos sistemas".

Os servidores Dell EMC PowerEdge C6520, MX750c, R750, R750xa, R650 contam com processadores da 3ª geração Intel Xeon Scalable.