Home  >  Plataformas

9 ajustes para fazer quando finalmente instalar o Big Sur

Aqui estão nove recursos do macOS Big Sur que devem interessar quem usa seus Macs para trabalho

Jonny Evans, da Computerworld EUA

17/11/2020 às 9h00

Foto: Divulgação

Depois de outra semana agitada de home office, quando você finalmente conseguir instalar o Big Sur, apesar dos problemas do dia de lançamento da Apple com downloads, aqui estão nove coisas para tentar primeiro.

1. Verifique suas senhas imediatamente

O Safari já armazena suas senhas e avisa se você reutilizou alguma delas em vários sites e serviços. No Big Sur, ele adiciona um novo recurso chamado monitoramento de violação de dados.

Para fazer isso, o Safari usa técnicas criptográficas fortes para verificar regularmente uma derivação de suas senhas em relação a uma lista de senhas violadas de uma forma segura e privada que não revela suas informações de senha a ninguém - nem mesmo a Apple sabe.

Se o Safari detectar uma potencial violação, ele irá avisá-lo e ajudá-lo a atualizar sua senha. Dada a sofisticação do phishing e outros golpes, verificar suas senhas com essa ferramenta deve estar na lista de obrigações de todos os usuários corporativos que estão atualizando para Big Sur.

2. Personalize o seu Centro de Controle

O novo macOS tem um novo Control Center que funciona muito mais parecido com o que você usa no iPhone ou iPad. Inclui controles para Wi-Fi, Bluetooth, Não Perturbe, Em Execução e muitas outras funções. Você também pode adicionar controles, incluindo itens para energia da bateria, troca rápida de usuário e muito mais.

Você também pode escolher hospedar controles no Control Center, no Dock ou em ambos. Configure as coisas como quiser em Preferências do Sistema>Dock & Barra de Menu (System Preferences>Dock & Menu Bar).

3. Deixe as notificações mais fluidas

A Central de Notificações (Notification Center) agora coloca as notificações mais recentes no topo e preenche o espaço abaixo com uma variedade de widgets hoje que você pode configurar para atender às suas necessidades. Eles também se tornaram mais interativos, para que você possa responder a e-mails ou verificar sua programação de dentro do espaço, por exemplo. Você também pode adicionar novos widgets ou mover os existentes.

A Apple também abriu Notificações (Notifications) para que os desenvolvedores possam construir seus próprios widgets com Swift UI, que pode ser útil - algumas empresas podem escolher criar widgets de nível de estoque ou de status de pedido, por exemplo.

4. Compartilhe um lembrete

Embora eu imagine que a maioria das empresas já use uma solução de trabalho em grupo mais poderosa, a Apple fez várias melhorias úteis para Lembretes (Reminders) no Big Sur. A capacidade de atribuir lembretes permite que você os compartilhe com outras pessoas. Basta tocar no botão I para configurar isso.

Os lembretes também sugerirão datas, horários e locais automaticamente, com base em lembretes semelhantes que você criou no passado e vasculharão o Mail para revelar automaticamente os lembretes em potencial dos quais você pode precisar de memória.

5. Defina a página inicial do Safari

Eu não me importo com o quão ocupado você esteja ou o quão profissional você se tornou, ainda é bom ver o rosto sorridente de alguém de quem você gosta - pai, filho, cônjuge, amante ou o cachorro da família. A página inicial totalmente nova e repleta de informações do Safari permite que você escolha a imagem que aparecerá como plano de fundo sempre que você abrir uma nova janela do navegador.

Para personalizar a página, abra uma nova janela do navegador Safari e role para baixo até ver o ícone de engrenagem no canto inferior direito. Clique ali e você poderá definir quais campos você vê naquela página e escolher uma imagem para usar lá. (Esse recurso é exclusivo do Safari 14, que também é executado em edições anteriores do macOS.) Enquanto estiver no Safari, vá para Menu>Safari>Safari Extensions e dê uma olhada neles.

6. Traduza uma página da web

O mundo está cheio de visões contrastantes. Para saber como as pessoas em diferentes nações estão pensando, é bom ler sites escritos nas línguas de origem - exceto pelo fato de que não podemos, já que nem todos falamos outras línguas.

Entre no Safari: abra uma página em qualquer idioma compatível (inglês, espanhol, chinês simplificado, francês, alemão, russo e português brasileiro) e você verá um ícone de tradução aparecer à direita da barra de endereço. Infelizmente, esse recurso não está disponível em todos os lugares.

7. Crie sua versão virtual

Um novo editor de Memoji em Mensagens permite criar um pequeno gráfico que corresponde à sua personalidade e humor. Você pode selecionar uma grande variedade de formatos de cabeça, penteados, acessórios para a cabeça e outras opções, de modo que você acaba com mais de um trilhão de combinações potenciais.

8. Crie um guia no Maps

A Apple criou um novo recurso chamado Guias (Guides). Estes são criados pelos próprios especialistas da Apple e irão guiá-lo em novos lugares com recomendações úteis para restaurantes, locais de interesse e muito mais. Mas você também pode criar e compartilhar seus próprios guias.

Um usuário corporativo pode pensar de forma criativa sobre isso. O departamento de RH pode criar guias locais para compartilhar ao incorporar novos funcionários ou para ajudar a informar aqueles que viajam para escritórios em outros países, enquanto os trabalhadores do conhecimento B2B podem criar guias para contatos de negócios para ajudá-los a aproveitar melhor a experiência quando eles fizerem uma visita em uma próxima reunião.

Para criar um Guia:

  • Abra o Maps e em Meus Guias (My Guides) toque no botão +.
  • Clique com o botão direito na nova janela de guia que aparece, toque em Edit Guide (Editar guia), nomeie-a e preencha o guia.
  • Para adicionar um lugar ao guia, clique com o botão direito no nome do guia e selecione - Adicionar novo lugar (Add new Place) e pesquise o local ou arraste itens do mapa para o novo guia.
  • Depois de criar e preencher o guia, você pode classificá-lo por nome, distância ou data.
  • Compartilhe-o com outras pessoas por meio do menu Compartilhar (Share).

9. Digitalize documentos diretamente para o seu Mac

A Apple aprimorou a digitalização no Notes. Você sempre foi capaz de usar a Continuity Camera para usar seu iPhone ou iPad como uma câmera de origem para digitalizar itens para seu Mac, mas as digitalizações que você faz agora são cortadas com mais precisão e serão transferidas automaticamente.

Tags