Home  >  Plataformas

3 dicas para usar o WhatsApp no ambiente corporativo

Especialista indica pontos que devem ser levados em conta para otimizar o uso do aplicativo de mensagens dentro das empresas

Da Redação

24/06/2019 às 14h00

Foto: Shutterstock

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos pelo mundo – e mais de 100 milhões no Brasil – o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares da última década. Não por acaso, a ferramenta é cada vez mais usada por empresas, em grupos de funcionários, para fechar negócios e em contato com clientes, entre outras situações.

“É certo que o WhatsApp facilita e até aprimora muitas atividades, mas para que dê certo, é preciso utilizar a tecnologia a favor da produtividade . A sua empresa tem um grupo para discutir as questões de trabalho? Como ele é utilizado? Quais são as informações compartilhadas? Saiba que essas questões são fundamentais influenciadoras dos resultados”, afirma a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.

Confira abaixo três dicas da especialista para alcançar o melhor uso do WhatsApp no ambiente corporativo.

1. Faça um filtro do que é enviado: o seu grupo empresarial de WhatsApp vive lotado de mensagens? Se a resposta for sim, o que é comum, saiba que na maioria das vezes as pessoas não leem o que foi dito e as informações acabam se perdendo. Analise você mesmo, quantas mensagens já deixou passar despercebidas? O exagero de conteúdo que não interessa o grupo inteiro faz com que as pessoas percam o interesse e deixem de acompanhar o que é falado, e isso atrapalha muito a comunicação da organização, já que parte dessas mensagens poderia ser de importância para todos.

2. Use o privado: envie no privado tudo que não for para todos. As pessoas tendem a se iludir e achar que publicar o dia todo no grupo faz parecer que está trabalhando, entenda que isso não mostra nada. Além disso, temos a síndrome de querer passar a imagem de querido, muito comum nos aniversários, são 15, 20, 150 mensagens de parabéns no grupo de trabalho. Não faça isso. Desejar os parabéns é legal, deixa o ambiente de trabalho mais agradável e o relacionamento melhor, mas atulhar o grupo com as felicitações traz muitas chances de uma informação do trabalho ser deixada de lado. Use o privado.

3. Cuide com os horários: se você envia uma mensagem depois do horário de trabalho, ela precisa ser muito importante e essencial para aquele horário. Muitas pessoas vão enviando suas ideias na hora para não esquecer, isso é preguiça de anotar em um papel ou bloco de notas. Fora do horário de trabalho é o momento das pessoas de recarregar para o próximo dia, sem recarga perdemos produtividade e não queremos isso.