Home  >  Negócios

Uber recebe licença para iniciar testes de carros autônomos na Califórnia

Autorização acontece quase dois anos após acidente que vitimou ciclista durante teste de modelo

Da Redação

07/02/2020 às 12h00

Foto: Shutterstock

A Uber Advanced Tecnologies Group, divisão da ride-hailing que desenvolve tecnologias futuristas, recebeu recebeu nesta semana permissão do Califórnia para retomar os testes do seu programa de carros autônomos. 

“San Francisco é uma grande cidade para acumular aprendizados importantes sobre a tecnologia autônoma, devido ao seu ambiente complexo e em constante mudança. Embora não tenhamos uma atualização exata sobre quando retomaremos os testes autônomos, o recebimento de nossa permissão de teste através do DMV  [Departamento de Veículos] da Califórnia é um passo crítico para esse fim na cidade natal do Uber ", disse um porta-voz do Uber em comunicado por e-mail. 

A autorização - emitida pelo Departamento de Veículos da Califórnia - chega quase dois anos após o acidente ocorrido em março de 2018, quando uma ciclista foi atropelada por um carro autônomo da Uber na cidade de Phoenix, no Arizona. De acordo com os relatos da época, o sistema não detectou a presença de um humano na pista.   

Segundo a companhia, ela irá entrar em acordo com outros órgãos envolvidos para planejar o retorno do veículo às ruas da cidade, o que deve acontecer até o final de 2020.