Home  >  Negócios

Solução à base de IA aumenta conversão de vendas da Mobly

Executivo da empresa de e-commerce espera escalar até 10% as receitas do site já nos próximos meses de uso da plataforma

Da Redação

03/11/2020 às 9h00

Foto: Adobe Stock

Solução Indexa, da startup Simplex cria, com modelo preditivo, páginas on-line com os produtos que terão mais relevância para os clientes nos próximos dias. Com a solução, a Mobly, startup de tecnologia que atua no varejo de móveis e itens de decoração, criou nos últimos catorze meses quase 60 mil landing pages de alta performance baseadas em inteligência artificial, responsáveis por um aumento de 20% do tráfego orgânico e 15% do total de cliques.

“A plataforma Indexa consegue antecipar as buscas de dezenas de milhares de consumidores, pois possui um banco de informações que usa inteligência artificial e sistemas baseados em aprendizado de máquina para chegar às palavras-chave mais usadas em busca de consumidores”, explica Victor Hirai, Gerente de Marketing de Performance da Mobly.

Em milissegundos, a plataforma cria páginas de catálogo de produtos com a mesma interface visual da Mobly, sem que o consumidor perceba a diferença entre as páginas tradicionais do site e as automatizadas.

Todas são geradas de acordo com as melhores práticas do Google, para que sejam melhores posicionadas e indexadas de acordo com o algoritmo do buscador.

Tecnologia que aprimora

A nova tecnologia, segundo Hirai, permitiu que o e-commerce da Mobly assistisse a um aumento na relevância do domínio mobly.com.br
- que passa a ter uma melhor indexação nos mecanismos de busca da
Internet , e um crescimento do tráfego nas demais páginas do site.

Hirai afirma que o sistema ainda está em fase de aprendizado. “Desde janeiro, quando começamos, a nossa receita proveniente do tráfego gerado pela plataforma Indexa vem crescendo. Acreditamos que tenha potencial para escalar até 10% das receitas do site já nos próximos meses”, estima. Isso representará quase um terço das buscas orgânicas do site.

Na ponta do lápis, a empresa foi beneficiada com uma economia adicional. Caso a Mobly comprasse o tráfego gerado pela Indexa a partir de adwords, teria gasto o equivalente a R$ 850 mil.

“Para nós, no entanto, o mais importante não é tanto a possibilidade de redução do investimento em mídia paga, mas, sim, a de geração de receita extra para a empresa”, frisa o executivo. “A receita gerada pela plataforma simplesmente não existia antes”, enfatiza.

Foco em SEO

Hirai diz que a Simplex teve um papel estratégico na implantação da Indexa na Mobly. “Sua equipe nos fez enxergar a importância de perseguirmos melhorias para a ampliação do tráfego orgânico.

Agora toda a empresa está orientada nesse sentido, da área de TI à área de vendas, passando pela de desenvolvimento”, afirma o gerente. “Todos, continuamente, temos nos preocupado com um melhor SEO, desde a criação do nome de um produto, passando pela sua descrição e a descrição de sua imagem no site”, informa.

João Lee, Fundador da Simplex, também reforça a importância de um SEO forte. “Quando entregamos ao consumidor final uma página on-line com um produto que é exatamente o que ele busca, melhoramos a sua experiência e tornamos a marca do e-commerce cada vez mais relevante na internet. De quebra, ainda conquistamos uma taxa de conversão de vendas melhor. Com isso, os dois lados do balcão – consumidor e e-commerce – saem ganhando”, diz Lee.