Computerworld

SAP habilita práticas ESG a partir de dados gerados em suas soluções

Através de dados gerados, SAP oferece até 23 sistemas que podem ajudar clientes a adaptarem diferentes etapas de processos a práticas ESG

Da Redação

09/04/2021 às 15h45

À medida que aumenta a demanda da sociedade e dos investidores por políticas socioambientais, as empresas focam cada vez mais em desenvolver e adaptar novas práticas ESG (sigla para Meio Ambiente, responsabilidade social e governança). Atenta a esse movimento, a SAP Brasil reforçou sua estratégia consultiva para auxiliar empresas brasileiras na busca de dados analíticos para seus desafios ESG a partir da base instalada de soluções.

Segundo a companhia, as soluções podem ser utilizadas para levantar, analisar e medir 90 indicadores essenciais de desempenho econômico, ambiental e social propostos pela Global Reporting Initiative (GRI) – organização internacional que ajuda empresas, governos e instituições a compreender e comunicar o impacto dos negócios em questões críticas de sustentabilidade.

Os sistemas da SAP (23 no total) podem ser utilizados para adicionar informações sobre todas as etapas de processos – dos administrativos aos operacionais –, de forma a contribuir para a adaptação das companhias a mudanças de regulamentação, consumo de energia, gestão de resíduos, políticas de responsabilidade de produtores, entre outros pontos cada vez mais urgentes em uma economia pautada pela sustentabilidade e em linha com padrões globais e melhores práticas.

“Muitas vezes os clientes já têm as soluções da SAP, mas não as utilizam com o objetivo de inserir e extrair dados para suas práticas ESG”, explica Luciana Coen, Diretora de Comunicação Integrada e Responsabilidade Social Corporativa da SAP Brasil. “Queremos mostrar como a inclusão de boas práticas com o suporte da tecnologia podem contribuir para que as operações se tornem mais competitivas, transparentes e sustentáveis”.

Entre as soluções SAP para auxiliar empresas a planejarem, projetar e medir o consumo e gerar os indicadores necessários e associados aos impactos de economia e eficiência dos negócios estão SAP Ariba, SAP SuccessFactors, SAP Environmental Management, SAP Manufacturing Integration and Intelligence (SAP MII), entre outras.

O SAP SuccessFactors, sistema de gestão do capital humano, também ajuda as empresas com a automatização dos processos de RH tradicionais e capacitação da operação para focar em temas cada vez mais estratégicos, como a experiência do colaborador, diversidade, equidade e inclusão.

(Visited 422 times, 1 visits today)