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Potencial falta de vacina à força de trabalho faz CEOs repensarem estratégias de ‘retorno ao normal’, diz estudo

Ainda assim, início da vacinação aumentou confiança dos CEOs sobre os negócios. Mas metade dos entrevistados acredita que retorno só ocorrerá em 2022

Da Redação

09/04/2021 às 10h05

Foto: Adobe Stock

Nova pesquisa mostra que os CEOs das empresas mais influentes do mundo estão planejando como será o “retorno ao normal", cientes de que a potencial falta de acesso de suas forças de trabalho a uma vacina contra a Covid-19 pode forçá-los a repensar suas estratégias. Inclusive, 45% dos 500 CEOs entrevistados não acreditam que o retorno ocorra este ano. Relatório da KPMG apresenta estratégias dos CEOs para o retorno pós-Covid-19, incluindo decisões sobre prioridades sobre a força e o local de trabalho, digitalização e modelo de negócios.

Os executivos estavam focados em estabilizar seus negócios em meio a incógnitas imediatas, no entanto, o relatório “2020 CEO Outlook COVID-19 Pulse”, conduzido em fevereiro e março, indica que os CEOs têm uma estratégia mais clara, de curto a médio prazo. Com apenas um terço (31%) prevendo um retorno ao normal em 2021, quase metade (45%) espera que a normalidade seja retomada em 2022. Significativamente, 24% dos líderes dizem que seus negócios mudaram para sempre.

“Antes de qualquer decisão importante ser tomada, os CEOs querem ter certeza de que sua força de trabalho está protegida contra esse vírus. O lançamento da vacina contra a Covid-19 está proporcionando aos líderes uma dose de otimismo enquanto se preparam para uma nova realidade. Os CEOs estão planejando cenários para determinados mercados-chave que podem enfrentar escassez de vacinas, o que poderia impactar suas operações, cadeias de suprimentos e pessoas, levando a uma recuperação econômica desigual”, Bill Thomas, Presidente e CEO global da KPMG.

Embora muitos fatores possam influenciar as previsões do CEO, o ritmo percebido de distribuição da vacinação é proeminente. Mais da metade (55%) dos líderes empresariais afirmam que temem que nem todos os seus funcionários tenham acesso a uma vacina contra a Covid-19, o que poderia colocar suas operações ou determinados mercados em desvantagem competitiva.

Como resultado, quase dois terços (61%) das empresas aguardarão uma implementação bem-sucedida da vacina nos principais mercados antes de pedirem ao pessoal que retorne ao escritório. Prudentemente, 76% das empresas esperarão que os governos em mercados importantes incentivem as empresas a voltar ao normal, enquanto apenas 5% o farão com base nas ações de seus concorrentes ou empresas semelhantes.

Uma maioria significativa (90%) dos CEOs pretende pedir aos funcionários que relatem quando forem vacinados. No entanto, cerca de um terço (34%) dos executivos globais estão preocupados com a desinformação sobre a segurança da vacina e o potencial que isso pode ter sobre os funcionários que optam por não tê-la administrada.

Regras à ‘nova realidade’

A segurança da equipe domina os planos dos CEOs de operar no novo cenário de negócios. Por exemplo, 21% das empresas perguntarão aos clientes e visitantes de suas instalações se foram vacinados e 26% planejam reduzir as viagens internacionais até o fim da pandemia. Mais da metade (57%) planeja conduzir o engajamento do cliente e consultas predominantemente por meio de plataformas virtuais, como bots de bate-papo, telefone, web e mídia social.

Quanto ao espaço dos escritórios, apenas 17% dizem que reduzirão a pegada física de sua empresa, enquanto 69% dos entrevistados, em agosto de 2020, disseram que o fariam. E apenas 30% terão a maioria dos funcionários trabalhando remotamente entre 2 e 3 dias por semana. Além disso, quase dois terços (61%) afirmam que irão desenvolver suas ferramentas de comunicação e colaboração digital.

À luz da maior conscientização sobre o estresse da força de trabalho e problemas sociais durante a pandemia, 50% das empresas aumentarão seus recursos de RH para ajudar a gerenciar o bem-estar e a saúde mental dos funcionários e 14% examinarão os espaços de escritórios compartilhados para aumentar a flexibilidade do local de trabalho dos funcionários.

Confiança elevada

De acordo com o estudo, os CEOs estão um pouco mais confiantes sobre sua empresa, setor e país no horizonte de três anos do que no ano passado. A confiança adicional pode ser atribuída ao momento positivo do lançamento da vacina contra a Covid-19, diz o relatório, mas outros bloqueios tiveram um impacto negativo sobre as perspectivas econômicas globais. Em contraste, a confiança do CEO na economia global está em seu nível mais baixo desde 2017.

Os CEOs também identificaram seu maior risco para o crescimento da empresa nos próximos três anos. Entre as principais tendências, o risco de segurança cibernética emergiu como o risco número um, subindo drasticamente do quinto lugar observado em agosto de 2020. Além do risco regulatório e risco tributário empatado em segundo lugar, e o risco da cadeia de suprimentos, que subiu do oitavo para o terceiro lugar.

Digitalização

Embora a pandemia tenha levado muitas organizações a repensar suas estratégias existentes, ela só serviu para intensificar o compromisso dos líderes empresariais com a digitalização, destaca o relatório.

Três quartos (74%) dos líderes de negócios relatam que a digitalização de suas operações e a criação de um modelo operacional de próxima geração aceleraram em questão de meses, ante 50% em agosto de 2020. Uma maioria considerável dos líderes relatou aceleração de novos modelos de negócios digitais e fluxos de receita (69%) e para desenvolver uma experiência digital perfeita para o cliente (56%).

Este ano, os CEOs planejam gastar mais em tecnologias digitais do que no ano passado, com 52% priorizando medidas de segurança de dados, 50% focando em tecnologias centradas no cliente e 49% comprometidos com comunicações digitais, como videoconferência e recursos de mensagens.

Eles também buscarão vários caminhos para aumentar seus recursos digitais, uma vez que 61% afirmam que seu apetite por fusões e aquisições nos próximos 3 anos será impulsionado principalmente pelo desejo de adquirir tecnologia digital para transformar a experiência do cliente ou proposta de valor, segundo o relatório.

Embora poucos líderes de negócios prevejam um rápido retorno ao normal, eles têm um forte entendimento dos requisitos para "restaurar a normalidade" na maneira como trabalham, diz a pesquisa da KPMG. Eles também têm uma visão clara das ações necessárias para reafirmar sua competitividade em um mercado que mudou para sempre, incluindo o desenvolvimento de suas atividades digitais e ESG aceleradas no ano passado. A grande maioria (89%) dos líderes empresariais está focada em garantir os ganhos de sustentabilidade e mudança climática que suas empresas obtiveram como resultado da pandemia. Quase todos (96%) os executivos globais estão procurando aumentar seu foco em direção ao componente social de seus programas ESG.

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