Home  >  Negócios

Oi Soluções: a nova aposta da Oi para ganhar o mercado corporativo

Operadora anunciou novo posicionamento de olho no segmento B2B e investimentos na ordem de R$ 7 bilhões para 2020

Carla Matsu

04/12/2019 às 18h32

Foto: Shutterstock

De olho em expandir sua presença no mercado corporativo, a Oi anunciou nesta quarta-feira (4/12) um novo posicionamento para o setor que chega agora sob o nome de "Oi Soluções". A iniciativa faz parte do plano de transformação da Oi, que desde 2016 se encontra em recuperação judicial. Na segunda-feira (2), a companhia apresentou dados que revelaram um salto no prejuízo líquido da companhia: R$ 5,695 bilhões no terceiro trimestre - uma alta de 250% nas perdas em relação ao mesmo período de 2018, quando o prejuízo estava em R$ 1,33 bilhão.

Alavancar os esforços no mercado B2B podem vir a ser um sopro nas contas da Oi. Trata-se de um pilar estratégico, avisa a operadora. Como reflexo disso, os investimentos no segmento para o próximo ano serão ampliados. A companhia afirma que antecipou o Capex para o avanço da implantação da fibra este ano e prevê investimentos na ordem de R$ 7 bilhões para 2020.

Afinal, o que é a Oi Soluções?

A operadora diz que busca um "crescimento agressivo em soluções de Telecom e TI para o mercado corporativo e manutenção do alto nível de performance" no mercado B2B. Em pormenores, a Oi visa aqui um mercado em ascendente transformação digital e todo o arcabouço de conectividade que isso prevê ao longo do caminho .

"A Oi Soluções chega para fazer frente aos desafios tecnológicos dos clientes corporativos que, com o avanço da transformação digital, demandam cada vez mais consultoria e soluções customizadas", explica.

Ainda de acordo com a operadora, a ampliação da atuação da divisão de B2B já rendeu um crescimento de 29% em receita nesse setor de janeiro a outubro de 2019, quando comparado com o mesmo período de 2018. O portfólio da Oi Soluções oferece soluções integradas em Segurança, IoT, Big Data & Analytics, Cloud & Data Center e Serviços Gerenciados, além da conectividade de dados e voz.

A companhia também garante dispor de uma equipe especializada para a execução de serviços consultivos, desenvolvimento de projetos customizados e operação – profissionais de rede, segurança e TI que podem atuar para garantir o funcionamento de cada serviço de TIC do cliente.

Atualmente, a Oi Soluções fornece serviços para mais de 57 mil empresas, tanto no setor público como no privado. “A Oi Soluções nasce com o objetivo de impulsionar a transformação digital das empresas por meio de nossas soluções de Telecom e TI, promovendo impacto positivo na sociedade e gerando valor sustentável para a Oi”, explica Adriana Viali, head da Oi Soluções. "E conta com uma equipe de inovação para desenvolvimento de produtos e serviços, com startups aceleradas pelo Oito, hub de empreendedorismo da Oi, com o Oi Labs, showroom de co-criação com clientes, e com um robusto ecossistema de parceiros estratégicos", complementa a executiva.

Plataforma integrada de transformação digital

Com o anúncio do reposicionamento, a Oi também apresentou nesta quarta-feira uma nova plataforma de gerenciamento integrado de Conectividade, TI e Segurança. Chamada de Gestão Digital 360°, trata-se de um portal único que busca gerenciar todos os serviços e produtos de TICs dos clientes.

O primeiro grande cliente da Oi é a CCXP19 - Comic Con Experience, festival de entretenimento e cultura geek que acontece de 5 a 8 de dezembro em São Paulo. Segundo a Oi, o Gestão Digital 360° gerencia todos os serviços e produtos de TICs contratados pelo festival, através de equipes multidisciplinares, garantindo deste modo maior eficiência operacional.

“O Gestão Digital 360º nasceu dentro da própria Oi com o objetivo de atender uma demanda interna de melhor gestão de uma complexa arquitetura de TI.”, diz Rodrigo Shimizu, diretor de Marketing da Oi Soluções. "Através de uma gestão integrada da conectividade, segurança e infraestrutura de TI, obtivemos como resultado o aumento da disponibilidade dos sistemas de TI de 99,5% em 2017 para 99,92% em 2019, o que provocou uma verdadeira transformação em como gerimos nossos negócios. E agora estamos lançando essa solução para o mercado, com uma demonstração na CCXP19 para que os clientes possam visualizar a solução em funcionamento em um caso real", conclui.