Home  >  Negócios

Nuvem foi essencial para 93% dos negócios globais durante a pandemia

Relatório da NTT aponta que empresas contaram “mais do que nunca” com a nuvem híbrida durante a pandemia

Redação

22/03/2021 às 13h00

infraestrutura de nuvem híbrida
Foto:

Legenda: Adobe Stock

As transformações causadas pela pandemia da Covid-19 fizeram das estruturas de nuvem híbrida uma “salvação para os negócios”, revelou o Relatório de Nuvem Híbrida 2021, estudo realizado pela NTT Ltd. e divulgado nesta semana. O levantamento foi produzido a partir de entrevistas com 950 tomadores de decisões em 13 países e cinco regiões.

Segundo a pesquisa, 93.7% dos negócios globais afirmaram ver a nuvem como crítica para satisfazer necessidades imediatas em meio às incertezas ainda provocadas pela pandemia. Um total de 89.5% das empresas também disseram contar “mais do que nunca” com a tecnologia híbrida nos seus negócios – que as trouxe benefícios claros, de acordo com 60% das organizações globalmente já usando, ou testando a nuvem híbrida.

Um custo total mais eficiente das operações de TI é o principal direcionador de adoção de nuvem híbrida para 41.3% das organizações. Cerca de um terço dos negócios (32.8%), por sua vez, afirmou que a nuvem híbrida está ajudando a melhorar a velocidade do desenvolvimento de aplicações e serviços a fim de criar mais eficiência operacional.

Mais de 30% dos entrevistados informaram que planejam implementar uma solução híbrida nos próximos 12 a 24 meses. Quanto à estratégia de implementação, 52.7% das organizações defenderam “fortemente” a necessidade de engajar-se com especialistas, como provedores de nuvem gerenciada, para otimizar seus ambientes na adoção de nuvem híbrida.

Superando obstáculos

Quanto aos obstáculos para a adoção de soluções híbridas por companhias, a pesquisa mostrou que 46.3% dos entrevistados alegam que as dificuldades em gerenciar a segurança dos dados é a maior barreira. A performance da rede e a escassez de conhecimentos também foram consideradas barreiras para a expansão da nuvem híbrida.

Leia mais: Com migração exponencial para a nuvem, como garantir a cibersegurança?

“Enquanto as empresas buscam navegar no novo ano, elas devem buscar ambientes de cloud híbrida que sejam otimizados para a agilidade, segurança e suportadas por uma arquitetura de rede correta, enquanto também cumprem os requisitos de conformidade”, aponta Rob Lopez, vice-presidente executivo de Infraestrutura Inteligente da NTT Ltd.

“Este é o fundamento sobre o qual a nuvem é bem-sucedida e habilitará empresas para resistirem a qualquer forma de disrupção que apareça em seu caminho”, completa.