Home  >  Negócios

Microsoft Teams anuncia novos recursos com foco na saúde mental

Além da parceria com Headspace, empresa anunciou ferramentas que auxiliam na produtividade da equipe

Da Redação

24/09/2020 às 8h30

Foto: Microsoft

A Microsoft apresentou na última terça-feira (22) uma série de recursos do Teams, alguns que já estão disponíveis e outros que deverão estar até 2021. Entre as novidades anunciadas durante conferência Ignite 2020 IT Pros, a gigante de tecnologia destacou recursos para saúde mental, e contou sobre a parceria com a Headspace para trazer um conjunto curado de experiências de mindfulness e meditações apoiadas pela ciência para a plataforma, de acordo com o VentureBeat.

Desde 2018, o Microsoft Teams tem sido o aplicativo de negócios de crescimento mais rápido da empresa. Embora a pandemia tenha impulsionado um crescimento exponencial, a Microsoft tem se preocupado com a saúde mental dos colaboradores que, desde os bloqueios, têm passado muitas horas em conferências e reuniões durante o home office.

Incentivando o momento do cafézinho

Dessa forma, muitas pessoas perderam a experiência do deslocamento, as pausas reflexivas desses momentos que, segundo estudos da Microsoft Research, podem “aumentar a produtividade em 12-15%”. Assim, no primeiro semestre de 2021, a Microsoft Teams permitirá que o usuário agende um deslocamento virtual no início e no final do dia.

“[…] Essa experiência de deslocamento virtual permite que você dê um passo para trás, novamente entrando e saindo do seu dia para apenas organizar seus pensamentos e ter certeza de que está realmente processando, fazendo um pré e pós-processamento de seu trabalho. Acontece que a pesquisa nos mostra que isso pode ser muito útil”, disse Jared Spataro, vice-Presidente Corporativo da Microsoft 365, em uma coletiva de imprensa.

Separadamente, a Microsoft fez parceria com a Headspace para trazer um conjunto curado de experiências de mindfulness e meditações. A Microsoft prevê que esses recursos ajudem os funcionários a se concentrarem antes de uma grande apresentação e a desestressar após um longo dia de trabalho, de acordo com o VentureBeat.

“Você pode agendar uma meditação como parte de seu trajeto virtual ou como parte de uma pausa para a consciência plena ao longo do dia”, disse Spataro.

“Achamos que isso será muito poderoso. […] Após apenas quatro sessões usando o aplicativo Headspace, um grupo de profissionais de saúde experimentou uma redução de burnout de 14%. E outro estudo com uma população mais ampla: 30 dias de Headspace resultou em uma redução de 32% no estresse. Portanto, há indicações claras de que esse tipo de coisa pode realmente fazer uma grande diferença”.

IA e analytics

Em outubro, a Microsoft lançará insights de produtividade para o Teams com tecnologia Workplace Analytics. Os gerentes terão uma visão clara das normas do trabalho em equipe, como colaboração após o expediente, tempo de foco, eficácia da reunião e conexões entre empresas.

Indivíduos, gerentes e líderes de negócios terão insights personalizados para sua função, com ações recomendadas para mudança de hábitos para melhorar a produtividade e o bem-estar, diz o site.

Os insights também lembrarão as pessoas de se desconectarem no final do dia, recuperar o tempo para se concentrar e reduzir a sobrecarga das reuniões. Esses recursos, além de uma experiência de check-in emocional, estarão disponíveis em 2021.

Em julho, a Microsoft revelou o modo Juntos, que usa a tecnologia de segmentação de IA para colocar digitalmente os participantes em um plano de fundo compartilhado. No pacote de lançamentos anunciado esta semana, a empresas apresentou novos cenários, incluindo auditórios, salas de conferência e uma cafeteria, que serão lançadas no final deste ano.

A empresa também começará a usar machine learning no modo Juntos para dimensionar e centralizar automaticamente os participantes da reunião em seus assentos virtuais, independentemente de quão próximos ou distantes eles estejam de suas câmeras.

Também em julho, a Microsoft anunciou o Dynamic View for Teams, que fornece mais controle sobre como se vê o conteúdo compartilhado e outros participantes em uma reunião. Ainda este ano, o Dynamic View vai obter layouts personalizados, que permitirão aos apresentadores personalizar como o conteúdo é exibido para os participantes durante a reunião.

Esse recurso usa a mesma tecnologia de segmentação IA empregada pelo desfoque de fundo e pelo 'Juntos'. A esperança, diz o site, é que os apresentadores sejam capazes de direcionar a atenção do público por meio de gestos manuais e pistas faciais, sem que o espectador escolha entre o palestrante e o conteúdo.

As salas de descanso, que a Microsoft disse anteriormente que viriam no outono norte-americano, agora estão programadas para chegar em outubro.

Recapitulações e apresentações

As legendas ao vivo com atribuição de palestrante agora estão disponíveis de maneira geral. As equipes agora podem criar uma recapitulação após qualquer reunião.

As recapitulações incluem a gravação da reunião, transcrição, bate-papo e arquivos compartilhados nas guias Bate-papo e Detalhes da reunião. A recapitulação também estará disponível em seu calendário do Outlook, indo para o evento da reunião.

Em breve, as gravações de reuniões serão automaticamente armazenadas como arquivos no Microsoft SharePoint para compartilhamento com participantes externos.

Também será possível ter o registro de participantes com e-mail de forma automatizada, além de gerenciar a participação e visualizar um painel de relatórios após a reunião.

A Microsoft está até prometendo relatórios de participantes e APIs de agendamento para que os clientes possam trazer os dados para seus aplicativos de CRM e marketing, segundo o VentureBeat.

No final deste ano, a experiência de chamadas no Teams terá uma visualização simplificada que mostra os contatos, o correio de voz e o histórico de chamadas de uma só vez.

Outros aprimoramentos incluem Chamada colaborativa (conectar uma fila de chamadas a um canal do Teams) e recursos de reunião de chamada 1: 1 (transcrição, legendas ao vivo, gravação e a capacidade de transferência entre aplicativos móveis e de desktop do Teams).

Acessórios

A Microsoft também adicionará novos dispositivos Teams à sua linha, incluindo periféricos USB com teclado de discagem e uma interface moderna do Teams. “Monitores do Microsoft Teams” são dispositivos Teams dedicados tudo-em-um, com uma tela de toque ambiente e uma experiência viva-voz com tecnologia Cortana.

Os “painéis de Teams” podem, entretanto, ser montados fora de um espaço de reunião para agilizar o gerenciamento do espaço, permitir que os usuários visualizem o espaço e os detalhes da reunião, reservem um espaço e visualizem as próximas reservas.

Finalmente, a Microsoft está trabalhando as companhias AudioCodes, Poly e Yealink para oferecer telefones Teams acessíveis projetados para áreas comuns, de acordo com a publicação.

Tags