Home  >  Negócios

Inovação digital potencializa novas formas de operações financeiras

Carteiras digitais e pagamentos por aproximação exemplos de soluções financeiras potencializadas pela tecnologia

Por Marcelo D'Alfonso*

05/05/2020 às 14h00

Foto: Shutterstock

A revolução na indústria financeira — e nos processos de pagamentos, em particular — responde aos anseios da sociedade conectada e digital. Há uma necessidade, cada vez maior, de se investir em tecnologia, de zelar pela governança e de atender às expectativas dos usuários para extrair o melhor das operações financeiras.

Nesse sentido, a transformação digital das empresas que formam parte da cadeia do sistema de pagamentos é necessária para atender às novas demandas dos consumidores.

Integrar as soluções de comércio a plataformas de internet das coisas (IoT) e estender os métodos de pagamento de seguros para serviços online e mobile são alguns dos exemplos de como a transformação digital é fundamental para garantir sistemas mais inteligentes, melhorar a administração dos recursos, seu uso e sua aplicação para gerir as finanças com mais liberdade e agilidade.

Na indústria financeira, especialmente no setor de pagamentos, as mudanças vêm acompanhando a transformação da sociedade. Os boletos estão ficando para trás, e os cartões começam a disputar lugar com meios mais inovadores, como os pagamentos por aproximação (NFC) usando apenas o aparelho celular.

O próximo passo será o pagamento instantâneo, cuja plataforma o Banco Central prometeu para novembro. Batizado de PIX, o sistema promete agilidade e segurança para o usuário, 24 horas por sete dias na semana, realizar transações bancárias, tanto pagamento como recebimentos,
de forma instantânea. Além do PIX, o Brasil também avança no desenho de seu modelo para open banking.

Já sabemos que o omnichannel vem ganhando relevância, que o uso da realidade aumentada será crucial para se fechar negócios no e-commerce e que as empresas investem em aplicativos próprios.

No check-out, os clientes esperam ter o mesmo nível de serviço e querem facilidade. O mercado caminha para soluções em cooperação, com experiências de pagamento integradas entre canais e além-fronteiras.

Ao incorporar recursos de pagamento à transformação digital, é possível agregar mais valor aos clientes em escala global, expandindo o alcance e entregando a experiência de varejo do futuro, em diferentes canais e com uma abordagem de comércio unificado, com compras conectadas e inteligentes - isso é um diferencial que, cada vez mais, fará a diferença.

*Marcelo D'Alfonso é country manager da Wirecard Brasil