Home  >  Negócios

IBM anuncia primeira leva de demissões sob liderança do novo CEO Arvind Krishna

Gigante de tecnologia não especificou número de demissões e justificou cortes buscando sustentabilidade a longo prazo

Da Redação

25/05/2020 às 8h00

Foto: Shutterstock

A IBM demitiu um número não especificado de funcionários na última semana, reportou o Wall Street Journal e outros veículos da imprensa internacional. As demissões integram a primeira grande reestrutura da força de trabalho sob a nova liderança do CEO Arvind Krishna.

A gigante de tecnologia, entretanto, não deu detalhes sobre as regiões onde as demissões se dão, tampouco as áreas ou número de funcionários afetados. Em junho do ano passado, a companhia demitiu mais de 1.000 funcionários.

No anúncio do balanço financeiro de janeiro deste ano, o CFO Jim Kavanaugh mencionou que a companhia adotaria "ações estruturais", para melhorar a competitividade de custos, "especialmente em nossos negócios de GTS", lembrou reportagem da CRN americana. Global Technology Services é a unidade interna da IBM que oferece serviços de consultoria de hardware e infraestrutura.

Ao TechCrunch, Holger Mueller, analista da Constellation Research, diz que as demissões podem sugerir reflexos do que a IBM decidiu apostar como estratégia no passado. “As apostas do passado não deram frutos. IBM Cloud como IaaS se foi, Watson não entregou e Blockchain é muito lento para manter milhares de consultores ocupados”, disse ao portal.

A pandemia de covid-19 tem feito empresas reverem suas operações e força de trabalho, com companhias anunciando cortes massivos. A Uber anunciou, recentemente, dois grandes cortes consecutivos, reduzindo 25% a sua força de trabalho. No entanto, a IBM não chegou a justificar as recentes demissões sob a crise do coronavírus.

A companhia ainda disse que "reconhecendo a situação única e difícil que a decisão pode criar para alguns de nossos funcionários, a IBM está oferecendo cobertura médica subsidiada para todos os funcionários afetados até junho de 2021".

Tags