Home  >  Negócios

Google expande ambição quântica com novo centro de pesquisa

Estrutura em Santa Barbara busca acelerar pesquisa quântica e produção de computadores pelo Google

Redação

19/05/2021 às 9h00

Campus computação quântica Google
Foto:

Legenda: Divulgação

O Google anunciou nesta terça-feira (18), durante o Google I/O, a inauguração de um novo centro de pesquisa dedicado à computação quântica. Localizado em Santa Barbara, na Califórnia, o espaço já conta com um grupo inicial de pesquisadores residentes.

O campus Quantum AI terá centenas de funcionários, abriga o primeiro data center quântico da empresa e conta com instalações para fabricação de processadores quânticos.

Seu objetivo central é explorar formas e ferramentas para tornar a computação quântica mais útil no dia a dia da tecnologia. O novo espaço também ampliará a capacidade do Google de produzir suas próprias máquinas, acelerando o progresso desta nova barreira tecnológica.

Uma das áreas centrais de pesquisa do novo campus do Google é na confiabilidade dos qubits. Conhecidos como a unidade de processamento de computação quântica, os qubits são considerados instáveis e facilmente perturbados por variáveis como temperatura e movimento.

Com qubits mais estáveis, utilizando novas tecnologias de correção de erros, a expectativa é que computadores quânticos possam funcionar de forma mais eficiente e confiável. A expectativa é que esse computador quântico com correção de erros seja construído em até uma década.

Para atingir esse objetivo, o Google está construindo 1 milhão de qubits físicos que funcionam em conjunto em computador quântico com correção de erros do tamanho de uma sala. Isso representaria um salto considerável em relação aos sistemas modestos de hoje, que possuem menos de 100 qubits.

Para chegar lá, a empresa busca construir o primeiro "transístor quântico" do mundo, combinando dois "qubits lógicos" corrigidos por erro realizando operações quânticas juntos. Em seguida, o Google espera reunir centenas de milhares deles para formar o computador quântico com correção de erros.