Home  >  Negócios

Google anuncia atualizações e ferramenta de preenchimento automático para Planilhas

Empresa também anunciou que Connected Sheets está disponível para usuários do G Suite Enterprise, G Suite Enterprise for Education e G Suite Enterpris

Da Redação

07/07/2020 às 12h00

Foto: Unsplash

O Google anunciou novas atualizações no Planilhas Google para facilitar a criação de planilhas e a análise de dados nelas. Entre as novidades está o próximo lançamento, a ferramenta Smart Fill, que funciona como o Smart Compose, recurso que sugere automaticamente o complemento de frases no Gmail, porém nas planilhas.

O Smart Fill, que será lançado ainda este ano, preencherá automaticamente os dados da planilha a partir de inteligência artificial.

Com técnicas semelhantes para facilitar a criação de planilhas às usadas pelo Excel, da Microsoft, o Google construiu a ferramenta de forma que não preencha tão automaticamente uma coluna, mas cria uma fórmula para preenchê-la, oferecendo flexibilidade para manipular os dados conforme necessário, conta o site.

"Digamos que você tenha uma coluna de nomes completos, mas deseja dividi-la em duas colunas (nome e sobrenome, por exemplo). […] Quando você começa a digitar os nomes em uma coluna, o Sheets detecta automaticamente o padrão, gera a fórmula correspondente e preenche automaticamente o restante da coluna para você", diz comunicado da Google sobre as atualizações.

Outro recurso anunciado pela marca, que estará disponível em breve, é o Smart Cleanup. O recurso poderá ajudá-lo a limpar seus dados, encontrando linhas duplicadas e problemas de formatação. A ferramenta sugerirá alterações que os usuários podem aceitar ou ignorar.

A empresa também anunciou a disponibilidade geral do Connected Sheets. De acordo com comunicado da empresa sobre a novidade, o recurso vincula o Google Sheets ao BigQuery, para que o usuário possa analisar grandes conjuntos de dados do BigQuery usando ferramentas e operações familiares de planilhas.

Isso significa que os usuários não precisam conhecer o SQL e podem gerar insights com operações básicas de planilhas, como fórmulas, gráficos e tabelas dinâmicas.

“Isso facilita para que mais membros de sua organização entendam, colaborem e gerem insights a partir dos dados. Especificamente, pode ajudar os especialistas no assunto a trabalhar com dados sem depender de analistas, que podem estar menos familiarizados com o contexto dos dados ou sobrecarregados com uma ampla variedade de solicitações de dados”.

O Connected Sheets inclui todos os recursos do conector de dados herdado do Sheets, com aprimoramentos adicionais. Os aprimoramentos incluem a capacidade de analisar e visualizar dados no Planilhas sem a necessidade de extrair primeiro os dados, podendo visualizar os dados por meio de uma planilha e agendar atualizações de dados para evitar a análise de dados obsoletos.

Tags