Home  >  Negócios

Gastos na App Store e no Google Play devem chegar a US$ 270 bilhões até 2025

Em 2020, pela primeira vez os downloads alcançaram seu maior crescimento desde pelo menos 2016, subindo 24% A/A para US$ 143 bilhões

Da Redação

23/02/2021 às 10h02

Foto: Adobe Stock

Os gastos do consumidor global em aplicativos premium, compras no aplicativo e assinaturas na App Store da Apple e no Google Play chegarão a US$ 270 bilhões anuais até 2025. A previsão do Sensor Tower Store Intelligence mostra que os consumidores deverão gastar quase 2,5 vezes o que gastaram em 2020, quando a Covid-19 acelerou as tendências de aplicativos móveis.

A Covid-19 sobrecarregou os gastos do consumidor global em aplicativos móveis durante 2020, que aumentou 30% ano a ano, para US$ 111 bilhões. Embora o crescimento Y/Y nos gastos retorne aos níveis pré-pandêmicos nos próximos cinco anos, a receita bruta em ambas as lojas de aplicativos continuará a subir a cada ano com uma taxa composta de crescimento anual de 19,5% (CAGR), para chegar a US$ 270 bilhões em 2025.

De acordo com o relatório, a App Store terá um CAGR de 21% até 2025, chegando a US$ 185 bilhões anualmente. Os gastos do consumidor com o Google Play devem atingir um CAGR de 17%, atingindo US$ 85 bilhões anualmente nos próximos cinco anos.

Crescimento consistente

Os downloads alcançaram em 2020, pela primeira vez, seu maior crescimento desde pelo menos 2016, subindo 24% A/A, para US$ 143 bilhões. Embora o ritmo de instalações diminua à medida que os mercados começam a se recuperar da pandemia, tanto a App Store quanto o Google Play continuarão experimentando um crescimento estável, de acordo com o relatório.

As instalações globais de aplicativos em ambos os mercados terão um CAGR de 10%, atingindo US$ 230 bilhões em 2025. O Google Play ultrapassará o CAGR combinado, crescendo 11,5%, para US$ 187 bilhões, enquanto a App Store terá um CAGR de 4,6% e alcançará US$ 43 bilhões.

Embora as instalações no Google Play cresçam em um CAGR maior globalmente, nos EUA o inverso é verdadeiro, com a App Store experimentando um CAGR de 5,2% para atingir US$ 10,6 bilhões de downloads em 2025, enquanto o Google Play crescerá 1,9% para US$ 6,3 bilhões. Os dois mercados combinados terão um CAGR de 3,8% para alcançar um total de US$ 16,9 bilhões em 2025.

Non-Game Apps

Segundo o relatório, os gastos da App Store com aplicativos que não são de jogos ultrapassarão os jogos para celular. Os consumidores gastaram o dobro em jogos para celular do que em aplicativos que não são de jogos, em 2020, na App Store da Apple. No entanto, isso mudará em 2024, apontam os dados do Sensor Tower.

O estudo prevê que os gastos em aplicativos não relacionados a jogos chegarão a US$ 86 bilhões, em comparação com US$ 73 bilhões em jogos. Em 2025, os aplicativos que não são de jogos ampliarão ainda mais sua liderança, chegando a US$ 107 bilhões, enquanto os jogos móveis chegarão a US$ 78 bilhões.

Impulsionado pelo sucesso do modelo de assinatura, o crescimento da receita da App Store em aplicativos não relacionados a jogos nos últimos cinco anos ultrapassou o de jogos móveis. Os gastos do consumidor em aplicativos que não são de jogos aumentaram 4,7 vezes entre 2016 e 2020, enquanto dobraram em jogos para dispositivos móveis.