Home  >  Negócios

Em parceria com Intel, SAP Brasil lança solução para automação de escritórios

Chamada CoWorking One, solução foi criada pensando no retorno aos escritórios e conta com tecnologias como IoT, chatbot, lock e sensores de presença

Da Redação

16/11/2020 às 8h00

Foto: Adobe Stock

Em parceria com Intel, a SAP Brasil apresentou uma solução inovadora para automação de escritórios em consonância com as recomendações necessárias para o enfrentamento da Covid-19.

O projeto, batizado de CoWorking One, é resultado de um hackathon que envolveu a empresa Eureka e 11 parceiros para desenvolver uma solução mobile de controle de espaços em atendimento às novas recomendações sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

Os módulos da solução foram desenvolvidos pelas empresas ManyMinds, Skill e Ativy, sendo esta última a vencedora do hackathon promovido pela divisão SAP Business One em parceria com a empresa de coworking Eureka e apoio da Intel.

Segundo a empresa, foram duas semanas com a participação de 11 parceiros SAP Business One para resolver uma demanda diretamente relacionada à crise do novo coronavírus.

Monitoramento e cuidados

A solução foi desenvolvida na SAP Cloud Platform e integra tecnologias inteligentes, como IoT, machine learning, chatbot, Blockchain, sensores de presença e câmeras inteligentes para garantir que os espaços sejam ocupados com segurança.

Segundo a empresa, o CoWorking One é capaz de monitorar a temperatura dos usuários e o cumprimento do distanciamento social; se estão todos de máscara; e mostrar pontos de concentração de calor.

Para isso, a Intel, através dos parceiros Alice Wonders e Pluginbot, participaram do projeto levando uma série de ferramentas que permitem desde o agendamento de reserva – seja em coworkings ou em escritórios de empresas – até a liberação de acesso mediante mediação de temperatura, controle de impressoras comunitárias e de máquinas de café sem necessidade de contato manual, apenas ativando comandos na tela do computador ou do celular, já que a ferramenta também está disponível no formato mobile.

O módulo funciona integrado aos ERPs SAP Business One HANA Cloud ou SAP S/4HANA Cloud.

“A Intel e a SAP procuram constantemente gerar valor para a área de negócio dos clientes SAP. A SAP como líder de soluções para negócios e a Intel com o conhecimento de IoT e inovação em tecnologia se completam na oferta de soluções inovadoras e disponibilizam para os parceiros SAP ferramentas para que eles possam criar soluções completas e disruptivas em conjunto com os clientes”, conta Gisselle Ruiz Lanza, Diretora Geral da Intel Brasil.

Novas trocas para novas soluções

A participação dos parceiros e cliente no hackathon trouxe muita
troca de conhecimento “sob um novo olhar para trazer maior segurança,
gestão de crise e inovação para os ambientes corporativos, em especial
os que são compartilhados”, segundo Daniel Cabrera, Diretor da Divisão
de Business One na SAP Brasil.

“Contamos com o nosso ecossistema de parceiros para desenvolver uma
solução integrada para coworking e que trará muito mais segurança e
capacidade de gestão de ambientes. Muitas empresas estão diante do
desafio de retomar gradualmente suas atividades nos escritórios e contar
com uma solução como o módulo CoWorking One trazendo maior
tranquilidade para esse retorno, tanto para as áreas de facilities e de
patrimônio como para os colaboradores”, explica Cabrera.

O sistema permite reserva de espaço e acesso sem necessidade de contato manual com as instalações de uso comum; gestão da ocupação máxima dos espaços; recusa automática da entrada/check-in nas instalações em caso de ocupação máxima e/ou quando for excedido o limite contratual.

O CoWorking One já está integrado ao portfólio da SAP como módulo adicional dos sistemas de gestão SAP Business One e SAP S/4HANA, ambos na opção cloud by SAP. Cada empresa poderá definir as regras de acesso de acordo com suas políticas internas.

Tags