Home  >  Negócios

Dropbox apresenta Spaces 2.0, solução de espaço de trabalho independente para colaboração

Mais famosa por seu compartilhamento de arquivos baseado em nuvem, companhia oferece recursos de gestão de projetos para fomentar trabalho em equipe

Matthew Finnegan, Computerworld EUA

19/11/2020 às 8h00

Foto: Reprodução

Um ano após a introdução do Spaces, o Dropbox repaginou seu espaço de trabalho de colaboração em equipe com um foco mais forte na gestão de projetos e a criação de uma área separada e dedicada para os colegas trabalharem juntos em projetos compartilhados. 

O lançamento do Spaces 2.0 segue o lançamento inicial da interface do "espaço de trabalho inteligente" no ano passado, que veio depois de uma revisão do aplicativo de compartilhamento de arquivos do Dropbox feita em junho de 2019. 

O objetivo da empresa é aprimorar o conceito original de arquivos e pastas compartilhados do Dropbox, adicionando espaços de trabalho que contenham todos os documentos relevantes pertencentes a um projeto de equipe específico - mesmo aqueles hospedados no G Suite ou Office 365 - e a capacidade de @ mencionar colegas de trabalho. 

Em resposta ao aumento da demanda de equipes remotas no meio da pandemia da Covid-19, os desenvolvedores do Dropbox trabalharam para criar uma nova interface que adiciona planejamento detalhado e recursos de rastreamento de projeto ao espaço de trabalho virtual. O recurso autônomo resultante no aplicativo principal baseado em navegador agora está disponível em um teste beta. 

“Os clientes acharam os recursos colaborativos [da primeira iteração do] Spaces úteis, mas queriam algo mais poderoso, enquanto outros clientes do Dropbox preferiam algo focado em casos de uso existentes”, disse um porta-voz do Dropbox.  

“Ao criar um produto Spaces separado, podemos personalizar a experiência de cada grupo de clientes - aqueles que procuram um espaço de trabalho virtual no Spaces e aqueles que procuram sincronização e compartilhamento de arquivos.” 

O recurso permite que os usuários acessem os vários “espaços” dos quais fazem parte, visualizem um resumo das ações recentes de colegas de trabalho, atualizem sua lista de tarefas pessoais e vejam as agendas das próximas videoconferências, graças à integração com o Google e Calendários da Microsoft

Cada “espaço” fornece mais detalhes do trabalho em andamento em um projeto específico.

Um elemento chave é a integração mais estreita com o Paper, a ferramenta de produtividade flexível do Dropbox, que é usada para fornecer uma página de visão geral para cada espaço de trabalho compartilhado. Isso pode incluir descrições do projeto, conteúdo relacionado, como documentos compartilhados, cronogramas do projeto e tarefas atribuídas a cada membro da equipe. 

Também há visualizações mais detalhadas das tarefas da equipe e a capacidade de compartilhar atualizações com colegas e adicionar novos membros a um “espaço”. 

“O Dropbox evoluiu de pastas pessoais e de equipe para espaços de equipe, onde os funcionários estão conectados às pessoas, aos ativos e às integrações de que precisam para realizar o trabalho”, disse Wayne Kurtzman, diretor de pesquisa da IDC.

“A abordagem em branco, embora com guias conforme necessário, fornece uma plataforma de colaboração flexível sem complicar a plataforma.” 

Tags