Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Inovação

Diebold Nixdorf lança solução de IoT para suporte preventivo de falhas em caixas eletrônicos

Sistema inteligente de suporte preventivo maximiza disponibilidade de caixas eletrônicos com uso aplicado de IoT, machine learning e Big Data

Redação

06/07/2021 às 10h30

Diebold Nixdorf
Foto:

Legenda: Shutter Stock

A Diebold Nixdorf, empresa multinacional americana de tecnologia financeira e de varejo, anunciou o lançamento de um novo sistema de análise inteligente da companhia, que combina elementos como Internet das Coisas (IoT), históricos de atendimento e machine learning (ML) para maximizar a disponibilidade de caixas eletrônicos em todo o mundo. O AllConnect Data Engine (ACDE) deve aprender a prever e mitigar possíveis ameaças ou falhas que possam atrapalhar o correto funcionamento dos equipamentos de autoatendimento bancário.

Para o suporte preventivo, o ACDE conta com sensores estrategicamente
instalados em pontos-chaves dentro das máquinas e uma ampla base de
dados, com histórico de incidentes e processos de manutenção realizados
por técnicos em todo o ecossistema global de atendimento da Diebold
Nixdorf.

“O grande foco do AllConnect Data Engine é tornar a manutenção dos terminais mais inteligente e proativa. Por meio da mescla de tecnologias como IoT, Big Data e Machine Learning com a experiência acumulada por nossos profissionais, nós conseguimos cruzar e identificar padrões de dados que nos permitem antecipar potenciais incidentes ou, ainda, maximizar o processo de atendimento a um chamado”, diz Michel Seller, diretor de TI da Diebold Nixdorf no Brasil.

A solução torna possível o monitoramento efetivo do desempenho das
máquinas, avaliando em tempo real os componentes mais suscetíveis a
falhas, e emite um alarme quando um determinado item ou peça apresenta
um padrão crítico, diz Seller. “Isso significa a chance de realizarmos o
suporte proativo e manter a disponibilidade do ATM, antes mesmo que um
chamado seja aberto”, afirma o diretor.

Caso um alerta aconteça, os dados referentes à máquina são enviados
diretamente aos técnicos responsáveis pelo atendimento na região,
simplificando assim o processo de reparo das redes.

“Quando o técnico precisa reparar um equipamento, o AllConnect Data Engine envia automaticamente para o celular do profissional todas as informações que ele precisará para fazer o reparo. Por exemplo: o sistema mostra quanto tempo, em média, esse atendimento levará, qual peça geralmente precisa ser trocada e como este procedimento deverá ser feito”, conta, destacando que os dados inseridos após a conclusão de cada atendimento é, justamente, o que ajuda a alimentar a base global de dados da companhia com novos processos e técnicas. “Essa é uma rede de aprendizado contínuo. Nosso foco é ser cada dia melhores”.

Parte do portfólio global DN AllConnect Services, o AllConnect Data Engine já vem apresentando resultados em termos de aumento da disponibilidade de terminais de autoatendimento de clientes, relata Seller. O executivo também reitera que os dados coletados são especificamente sobre a performance das peças presentes nos terminais, respeitando as políticas de compliance das instituições e, principalmente, aprivacidade dos usuários.

“Este é um sistema inovador e estamos muito confiantes de que representará uma nova era na experiência de gestão de terminais, gerando muito mais inteligência aos serviços gerenciados”.

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15