Home  >  Negócios

Conheça os 5 vencedores da Grande Final da Maratona Behind the Code 2020

Vencedores resolveram desafio proposto pela Red Hat com mais precisão no menor tempo. Como prêmio, viverão imersão no IBM Alpha Zone, em Israel

Carla Matsu

05/12/2020 às 18h52

Foto: Reprodução

A IBM anunciou neste sábado (05/12) os cinco vencedores da grande final da Maratona Behind the Code 2020. São eles Cesar David Mora Lovera (1º Lugar; México); Leo Alberto Wong Law (2º Lugar, Peru); Fabiano Alencar (3º Lugar, Brasil); Igor de Moura Ventorim (4º Lugar, Brasil) e Bruno Campos Santos (5º Lugar, Brasil). Como prêmio, os vencedores irão viver uma imersão de tecnologia no IBM Alpha Zone em Tel Aviv, Israel no próximo ano.

Nesta semana, os 100 finalistas da Maratona receberam ferramentas, tutoriais e educação para se prepararem para o desafio final deste sábado. No desafio proposto pela Red Hat, os desenvolvedores podiam escolher um aplicativo de exploração espacial na linguagem de programação de sua preferência ou criar sua própria aplicação para resolver o desafio, que era composto por três partes:

  • Criação de um modelo de Machine Learning para identificar os objetos que estão no espaço e classificá-los como um planeta ou outro corpo celestial.
  • Correção de erros e linhas de código faltantes no aplicativo de exploração espacial.
  • Implementação do aplicativo com ferramentas como DevOps, Containers e Red Hat OpenShift

Os cinco vencedores da Maratona resolveram o desafio com mais precisão no menor tempo e receberam o título de Top Master Developers da região. Além da imersão no IBM Alpha Zone, eles poderão continuar fortalecendo o seu conhecimento com uma subscrição anual ao Platzi Expert.

A Maratona Behind the Code

A Maratona é uma competição da IBM que busca empoderar as habilidades de desenvolvedores, entusiastas de tecnologia e estudantes, por meio do uso de tecnologias disruptivas como Inteligência Artificial, Machine Learning, Cloud e IoT, para resolver problemas reais de negócios. Em 2020, a competição reuniu mais de 70.000 desenvolvedores da América Latina e mais de 200 mil linhas de código foram criadas em apenas 5 meses.

Para além da missão educacional, grande propósito da Maratona Behind the Code está na conexão da comunidade de desenvolvedores e as empresas que demandam cada vez mais talentos com habilidades digitais. “O grande desafio das empresas é que elas não sabem onde estão os desenvolvedores”, lembrou Claudio Bessa, Líder do ecossistema de desenvolvedores da IBM América Latina, durante o evento virtual da Grande Final. “Em 2019, fizemos o evento e acertamos e quando resolvemos estender, em 2020, para toda a América Latina, tivemos a confirmação”, acrescentou Bessa ao falar sobre a demanda das organizações por profissionais em tecnologia para dar conta dos projetos de digitalização acelerados pela pandemia do novo coronavírus. “A comunidade de desenvolvedores é essencial. É o coração turbinando para manter essas empresas”, destacou.

Vitor Cavalcanti, Diretor-geral no Instituto IT Mídia e sócio na IT Mídia, parceira na realização da Maratona, destacou os benefícios que a competição traz ao mercado, como um todo. “São milhares de vagas em tecnologia para preencher e quanto mais incentivamos as pessoas a entrarem nesse mundo de tecnologias emergentes, mais beneficiamos o mercado como um todo. A IBM deixa um legado para o Brasil e para América Latina”, ressaltou.

Relembre nossa cobertura

Computerworld Brasil entrevistou alguns dos participantes da Maratona Behind the Code 2019 e também vencedores da etapa brasileira de 2020. A curitibana Priscilla Bomfim foi uma das 100 melhores devs da competição da IBM no ano passado. E, após disputar a competição, a publicitária iniciou uma graduação em Inteligência Artificial.

Aleck Zander, goiano de 44 anos, contou a experiência e a vivência de ter vencido o desafio da FCA deste ano. Com apenas 25 anos, Bruno Santos conquistou o primeiro lugar da Maratona Behind the Code em português. Ele também contou sua experiência, assim como Caroline Intaschi, 2ª melhor dev entre 44 mil inscritos na Maratona.

Para saber mais sobre a Maratona Behind the Code, acesse o link.