Home  >  Negócios

Chrome OS supera macOS em vendas pela primeira vez em 2020

Chrome OS cresceu 4,4% ao longo do ano, somando 10,8% de participação em vendas

Redação

19/02/2021 às 18h40

Foto:

Pela primeira vez desde seu lançamento, o sistema operacional Chrome OS ultrapassou o macOS em vendas em 2020. A informação vem de uma nova análise da International Data Corporation (IDC), reportada pelo Geekwire.

De acordo com os dados, do Google respondeu por 10,8% de todas as aquisições de notebooks e desktops do mundo no ano passado. Isso coloca o Chrome OS na segunda posição do pódio, à frente da participação de 7,5% do macOS.

Com o resultado, o crescimento do Chrome OS foi de 4,4% em relação ao ano anterior. O sistema operacional da Apple teve um crescimento de apenas 0,4% durante 2020.

O topo do ranking ainda é da Microsoft, que responde por 80,5% de todos os dispositivos com seu sistema operacional, o Windows. Os dados levam em consideração a participação de cada OS em vendas de desktops, laptops e workstations.

Ainda que tenha ultrapassado a Apple, os dados da pesquisa sugerem que os ganhos do Chrome OS vieram, na verdade, em cima da plataforma da Microsoft.

Ao longo do ano, o Windows variou de 87,5% para 76,7% em participação, e fechou o ano com uma queda total de 4,9%. Uma das explicações seria a busca por computadores pessoais leves e acessíveis por consumidores ao longo do ano, que precisaram se adaptar à pandemia da Covid-19.

(Com informações de Geekwire)