Home  >  Negócios

Apple deve construir seu primeiro carro até 2024, diz relatório da empresa

Gigante de tecnologia estaria contando com terceiros para fornecer alguns componentes de sua tecnologia de direção autônoma

Da Redação

23/12/2020 às 11h01

Foto: Shutterstock

Depois de, anteriormente, encerrar planos de fazer um carro, a Apple relata que busca produzir um carro de passeio até 2024, criar um sistema de direção autônoma e uma “tecnologia de bateria inovadora”, de acordo com a Reuters. O relatório, no entanto, é vago e não diz se as tecnologias seriam usadas no primeiro automóvel da Apple.

Em 2016, a Apple reduziu o projeto de produzir um veículo completo e se concentrou em fornecer software que pudesse ser licenciado para as montadoras, de acordo com relatórios da época. Além disso, cerca de 200 pessoas foram demitidas da equipe de automóveis da fabricante de iPhones no ano passado.

No entanto, embora ainda haja muitas incertezas sobre quando e se irá concluir o projeto, a Apple tem como meta produzir um veículo até 2024, dizem fontes próximas da empresa à Reuters. Porém, devido à pandemia, a empresa estima um possível atraso para 2025 ou mais. Também há uma chance da Apple poder reduzir seus esforços para apenas tecnologia de direção autônoma, alerta o relatório.

O relatório da Apple diz que a empresa está contando com terceiros para fornecer alguns componentes de sua tecnologia de direção autônoma. De acordo com uma das fontes da Reuters, o carro da Apple pode apresentar vários sensores LIDAR para escanear distâncias diferentes, o que ajuda os carros autônomos a obter uma visão tridimensional da estrada.

Alguns sensores podem ser derivados de unidades LIDAR da Apple desenvolvidas internamente, disse a pessoa à Reuters. Os modelos iPhone 12 Pro e iPad Pro da Apple lançados este ano apresentam sensores LIDAR.

A Apple também planeja usar um design exclusivo de baterias “monocell”, que aumenta as células individuais da bateria e libera espaço dentro da bateria, eliminando bolsas e módulos que contêm os materiais da bateria, disse uma das pessoas à Reuters. Ainda segundo a reportagem, essas baterias poderiam reduzir radicalmente seus custos e aumentar o alcance do veículo, de acordo com uma terceira pessoa que viu o design da bateria da Apple.

No início deste mês, a Apple entregou o controle de seu projeto de carro autônomo a John Giannandrea, Chefe de IA da empresa. Giannandrea foi contratado em 2018 para trabalhar no Siri, depois de trabalhar anteriormente no Google como chefe de pesquisa e inteligência artificial.

Com informações do The Verge

Tags