Home  >  Negócios

Após encerrar VPN controversa, Facebook lança app de pesquisa que premia usuários

Viwepoint tem como objetivo coletar informações para otimizar as plataformas do Facebook

carla

26/11/2019 às 17h09

Foto:

O Facebook oficializou o lançamento de um novo aplicativo de pesquisa de mercado, o Viewpoints. De acordo com informações do The Verge, o objetivo da plataforma é permitir que a gigante da tecnologia obtenha informações dos usuários dos seus serviços para avaliar o desempenho de plataformas como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Para incentivar a participação da comunidade, o Viewpoints oferece recompensas aos usuários que responderem pesquisas e testarem novos produtos. Segundo o Facebook, a primeira pesquisa disponível fala sobre bem-estar e tem duração de cerca de 15 minutos. Quem participar do estudo inicial receberá 1000 pontos, o que aparentemente representa US$ 5, pagos pela conta do PayPal do participante.

O Facebook recebeu inúmeras críticas em relação aos seus aplicativos de pesquisa de mercado anteriores. Para evitar novos problemas, o Viewpoints só poderá ser acessado por pessoas com 18 anos, residentes nos Estados Unidos e com conta ativa no Facebook.

Conforme anunciado, a companhia planeja fornecer novas maneiras para os usuários se registrarem. A empresa de Mark Zuckerberg também pretende expandir o programa para outros países no ano que vem. Pensando em questões de privacidade, o Facebook afirma, ainda, que não compartilhará as informações obtidas pelo aplicativo com terceiros.