Home  >  Negócios

6 macrotendências impulsionadas por tecnologias que impactarão os negócios

De humanidade aumentada à sustentabilidade acelerada, estudo indica quais tendências as organizações precisam antecipar para não falhar

Da Redação

02/02/2021 às 9h52

Foto: Adobe Stock

Quais tendências podemos esperar para os próximos anos e que impactarão as empresas e os negócios? Segundo o novo relatório da ThoughtWorks, "Looking Glass", há seis macrotendências, como “humanidade aumentada” ou “impacto de tecnologia hostil", que empresas podem explorar para o crescimento dos negócios nos próximos anos.

“Estes são tempos turbulentos, com as empresas enfrentando mais incertezas do que nunca e maior pressão para se digitalizarem rapidamente”, disse Julie Woods-Moss, CMO da ThoughtWorks.

O relatório identifica mais de 120 tendências individuais divididas em seis "lentes" de enfoque para 2021, oferecendo a organizações de todos os setores ferramentas para o sucesso.

Os seis segmentos presentes no relatório são:

1. Humanidade aumentada

Novas ferramentas poderosas baseadas em dados estão revolucionando a maneira como as empresas tomam decisões e empregam talentos, com resultados amplamente positivos. Mas essas tecnologias também trazem desafios éticos e organizacionais que as empresas responsáveis precisam ter em mente.

2. Acelerando em direção à sustentabilidade

Como consumidores, governos e investidores exigem maior responsabilidade ambiental das empresas, tornar-se um negócio verde deixou de ser opcional para se tornar uma obrigação. A tecnologia apresentará desafios e oportunidades no esforço de incorporar a sustentabilidade em mais atividades e práticas.

3. Interações em evolução

Os consumidores não estão apenas exigindo disponibilidade e acessibilidade - eles esperam que as interações sejam consistentes e mais ricas. As empresas podem oferecer essa experiência por meio de interfaces em evolução que combinam recursos de voz, toque e visuais.

4. Transformando a estrutura da computação

Os limites da computação estão se expandindo, ampliando as barreiras do que é possível para as empresas. O ambiente de computação que está surgindo não só oferece a oportunidade de aproveitar a capacidade de processamento e análise de dados sem precedentes, mas também de estruturar a arquitetura de computadores para melhor atender às necessidades dos negócios.

5. Competição força plataformas a formarem ecossistemas

As plataformas criadas pelas empresas são cada vez mais apenas o ponto de partida. Atender às crescentes expectativas dos clientes muitas vezes requer a união ou a abertura a outros participantes, transformando plataformas em ecossistemas de produtos e serviços relacionados que evoluem dinamicamente conforme seus membros cooperam e competem.

6. O crescente impacto da tecnologia hostil

A "tecnologia hostil" é comumente associada a atividades criminosas, como ransomware, invasão de sistemas para roubo de dados ou criação de vírus de computador, mas isso foge totalmente do x da questão. O cenário está evoluindo de tal forma que a definição de tecnologia hostil deve ser ampliada para incluir atos legais, amplamente aceitos, que em última análise ameaçam o bem-estar da sociedade.