Home  >  Inovação

Toshiba afirma ter criado algoritmo mais rápido que supercomputadores

Companhia japonesa promete cálculos como os de computadores quânticos, sem que as máquinas sejam necessárias

Da Redação

20/01/2020 às 17h00

Foto: Shutterstock

A Toshiba anunciou ter desenvolvido um algoritmo capaz de processar dados mais rapidamente que os supercomputadores. De acordo com a Bloomberg, a companhia japonesa afirmou prometer entregar cálculos velozes para auxiliar instituições financeiras.

Batizada como "Algoritmo de Bifurcação Simulada", a solução tem como base os princípios dos computadores quânticos. No entanto, a tecnologia dispensa o uso das máquinas, que podem custar milhões de dólares.

Leia mais na IT Trends

A novidade despertou a curiosidade das instituições financeiras, que vêm buscando soluções para a chegada da Indústria 4.0. Segundo a Toshiba, o sistema calcula, em microssegundos, oportunidades de arbitragem com moedas.

Para o desenvolvimento da tecnologia, a empresa contratou especialistas em finanças. A previsão é de que pelo menos um teste seja concluído até março de 2021.

Vale destacar, ainda, que para além das aplicações no setor financeiro, a Toshiba afirma que a solução pode ser utilizada em outras áreas.

"A aplicação mais familiar é em finanças", explicou Nobuaki Kurumatani, presidente da Toshiba, durante uma entrevista. "Mas existem tantos usos. É uma tecnologia com potencial de verdade."

Conforme apontado pela empresa, a tecnologia pode ser utilizada para traçar rotas complexas de transporte e logística, bem como desenvolver medicamentos com precisão molecular. Como pode ser utilizada em microcomputadores, a expectativa é de que novas aplicações sejam reveladas nos próximos anos.