Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Inovação

O que está por trás da compra de US$ 6,9 bilhões da Mellanox pela Nvidia?

CEO da Nvidia reforçou o movimento da fabricante em direção aos data centers. 'Por que nós pagamos tanto dinheiro? Por que eles valem', disse Huang

Carla Matsu*

20/03/2019 às 15h24

Foto: Carla Matsu

Durante o evento anual da Nvidia, o GPU Technology Conference 2019, havia um elefante gigante por todos os lados em que o CEO Jensen Huang ia. No caso, um que custará a Nvidia US$ 6,9 bilhões de dólares. Com o recente anúncio da compra da Mellanox, Huang enfrentou uma série de perguntas sobre o concorrido acordo - afinal, muitos apostavam que a Mellanox acabaria sob o guarda-chuva da Intel. O presidente da Mellanox foi um dos convidados de Huang a subir ao palco do principal keynote que abriu o evento nesta semana em San Jose (CA).

"Se você olhar para a nossa jornada juntos, nós começamos em supercomputação e quase todos os principais supercomputadores em que trabalhamos, vocês também estiveram trabalhando juntos", disse Huang para Eyal Waldman. "E nossos engenheiros trabalharam lado a lado. E a razão para isso, quando você tem todos esses nós computacionais diferentes trabalhando junto, a sincronização da informação, o compartilhamento da informação, em uma grande simulação é muito intenso".

A compra da Mellanox é a maior aquisição da história da Nvidia e acontece em um momento em que a empresa busca se posicionar para além da indústria de computação gráfica. Em conversa com jornalistas, Greg Estes, vice presidente de marketing corporativo da Nvidia falou sobre o movimento: "A Nvidia está se transformando em uma empresa centrada em dados", afirmou Estes. "Mas o que há em comum com tudo que foi visto aqui, é a possibilidade de olhar para esses dados e ajudar pessoas conseguirem tirar conclusões interessantes. Quase todos os negócios estão sendo transformados por isso", complementou.

Nvidia: uma empresa de data centers?

Um dos principais anúncios da Nvidia para a indústria foi a nova configuração dos Servidores RTX visando a exponencial demanda por processamento. E a linha dá um novo nome para robustez e escala: compreende 1.280 GPUs Turing em 32 servidores blade RTX, oferecendo um salto sem precedentes em densidade, eficiência e escalabilidade renderizadas na nuvem. Cada servidor RTX blade contém 40 GPUs em um espaço de 8U e pode ser compartilhado por vários usuários com o NVIDIA GRID vGaming ou software container.

A Nvidia é a maior fabricante de placas gráficas usadas na indústria de videogames. Mas dadas as capacidades de processamento desses chips - que conseguem realizar diversos cálculos simultaneamente e em alta velocidade - a Nvidia conseguiu convencer companhias de outras verticais, incluindo aquelas de data centers, que seus chips gráficos são a solução para processar volumes de dados necessários para deep learning, inteligência artificial e machine learning. Já a tecnologia da Mellanox consegue transferir informações de um componente para outro, tanto dentro dos computadores quanto entre distintos computadores. E à medida que as redes corporativas e os provedores de serviços em nuvem tentam lidar com a crescente abundância de dados, esses chips se tornam cada vez mais cruciais para as empresas.

Em resumo, a compra da Mellanox visa impulsionar a visão de Huang para um universo cada vez mais centrado em dados. Mas Huang chegou a ser questionado sobre por que comprar a Mellanox e não continuar com a parceria, afinal, a Nvidia desembolsará quase 7 bilhões de dólares no negócio. "Nós não compramos companhias com frequência e a razão para isso é que nós gostamos de firmar parceria com as pessoas", disse Huang mencionando a biblioteca Cuda e DGX. "Nós fomos parceiros deles for 10 anos. E o que nós descobrimos é que eles são realmente bons em performance de alta velocidade e networking. E por que nós pagamos tanto dinheiro? Por que eles valem. Não é sobre o custo, é sobre volume, sobre valor", defendeu Huang.

O futuro do data center

Durante a coletiva com jornalistas, Huang reforçou o que tem se tornado um dos pilares mais importantes do método científico nos últimos tempos: a ciência de dados. "Os problemas que são muito gigantes, complicados, como encontrar cura para doenças, conseguiremos resolver com dados. Temos três convergências que tornam isso possível: uma quantidade enorme de dados disponíveis, o estado da arte do machine learning e o poder de computação. Essas coisas juntas viabilizam a ciência de dados". Na visão de Huang, trata-se de uma das mais poderosas ferramentas modernas que irá transformar mercados emergentes como países da América Latina. "É possível usar ciência de dados para descobrir, prever, analisar e entender o que está acontecendo", pontua citando verticais como a agricultura. "É uma tecnologia fantástica".

Huang também foi questionado sobre suas preocupações sobre o futuro do data center. Em um tempo em que a Lei de Moore está desacelerando, diz ele, a CPU precisa ser descarregada. "A CPU agora é um recurso muito raro, então você precisa descarregar qualquer trabalho que você pode. E a Mellanox é líder em descarregar a CPU", pontua. "A rede está se tornando uma rede inteligente. No data center, o tecido da computação não irá mais parar no nó, ele irá se estender pela rede. E a coisa toda irá envolver nossa GPU", ressaltou antes de endossar mais uma vez a aquisição: "Nós temos a habilidade de trabalhar muito próximo com a companhia número 1 em networking e a indústria realmente ama isso".

A compra da Mellanox precisa ainda ser aprovada pelos órgãos reguladores, mas a expectativa é que ela seja concluída até o final deste ano. "Estou muito otimista, caso contrário não teríamos feito isso. No final do dia, nós queremos acelerar a inovação para nossos clientes e levar melhores custos para data centers", afirmou Huang.

*Jornalista viajou a San Jose (CA) a convite da Nvidia

 

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15