Home  >  Inovação

IBM anuncia os 100 finalistas da Maratona Behind the Code 2020

Primeira fase da competição reuniu 70 mil participantes, que resolveram oito desafios de negócios ao longo de cinco semanas

Danylo Martins

02/10/2020 às 17h29

Foto: Shutterstock

A Maratona Behind the Code 2020 está chegando à reta final. Nessa quinta-feira (01/10), a IBM anunciou os 100 finalistas da competição que reuniu desenvolvedores, estudantes e entusiastas. Ao todo, foram mais de 70 mil participantes que, ao longo de cinco semanas, resolveram desafios de negócios usando tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e Kubernetes, entre outros, na plataforma IBM Cloud.

Dos 100 finalistas, 50 são brasileiros e competirão mais uma vez para tentar chegar à grande final. Além disso, a presença feminina na competição aumentou 171% em relação à edição de 2019. A relação dos competidores que vão para a fase final está no site.

“Hoje, a computação em nuvem é a maior facilitadora de inovação para organizações de qualquer tamanho e indústria. Com a Maratona Behind The Code, nós tornamos nossa plataforma de nuvem disponível para todos, com recursos, técnicas e tutoriais para impulsionar suas habilidades profissionais e para prepará-los para encarar os desafios de negócios do mundo real”, afirma Marcelo Spaziani, vice–presidente de Sales & Value Creation para a IBM América Latina.

Em novembro, os 100 devs mais bem classificados representarão seus países na Grand Finale ao vivo e on-line. Os participantes também viajarão para um resort em uma praia no México em 2021, onde se encontrarão com os patrocinadores dos oito desafios da etapa inicial.

Após a conclusão do último desafio, os top 5 vão conhecer a IBM Alpha Zone, aceleradora de startups da IBM em Tel Aviv, capital de Israel. Lá, terão acesso a algumas das tecnologias mais inovadoras do mundo, num país que é reconhecido por ser um centro de referência em inovação. O 1º lugar entre os 50 finalistas no ranking geral da Maratona em português ganhará da FCA um Jeep Renegade Longitude.

Fase inicial

Ao longo da primeira fase, os participantes solucionaram oito desafios de negócios, propostos pelas empresas e instituições parcerias: Fiat Chrysler, TecBan, Algar Tech, Cocamar, FIAP, Saint Paul Escola de Negócios, TNT e UNINASSAU. Quanto mais rápido os desafios fossem resolvidos e mais preciso o código fosse, mais pontos os desenvolvedores acumulavam.