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Como o Open Banking impactará empresas e clientes

Implementação acontece em quatro fases devido a sua complexidade. Participação é obrigatória para todos os grandes e médios bancos

Rafael Romer

03/02/2021 às 17h15

Foto: Adobe Stock

Após anos de discussão, começou a valer nesta segunda-feira (01) o open banking, conjunto de regras que permite que empresas do setor financeiro no Brasil compartilhem dados de seus clientes umas com as outras.

A iniciativa é parte da agenda do Banco Central (BC) para modernizar a regulamentação do mercado financeiro do país, permitindo uma maior competição entre bancos tradicionais, fintechs e outras instituições do setor.

Para clientes destas companhias, a promessa é que o compartilhamento padronizado de informações permita a elaboração de novos produtos e serviços, além de tarifas, taxas e juros menores, tudo através do uso das chamadas APIs.

“O open banking incentivará a inovação e tende a intensificar as ofertas de valor para os clientes com novos produtos e serviços, acelerando a transformação digital do mercado financeiro. A expectativa do setor bancário com sua chegada é bastante positiva”, avalia Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em uma nota divulgada pela instituição nesta segunda.

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