Home  >  Inovação

5 recursos fantásticos do Android 10 que provavelmente você não lembra de usar

Enquanto o Android 11 não chega para todos, dê uma revisitada nesses recursos bem úteis, mas que muita gente esceque que existem

Por JR Raphael, da Computerworld EUA

10/09/2020 às 13h30

Foto: Adobe Stock

Acabamos de presenciar o lançamento do Android 11, mas esqueça essas novidades por um segundo. Eu estaria disposto a apostar que há algumas funcionalidades que valem a pena na versão atual do Android que você ignorou totalmente ou talvez pensou por alguns minutos e depois se esqueceu de continuar usando. 
 
Afinal, leva muito tempo para descobrir todos os macetes de qualquer atualização do Android, então é fácil deixar que certas coisas escapem. Mas o Android 10 tem alguns recursos preciosos que valem a pena colocar de volta no seu radar e voltar a utilizá-los.  

Mesmo que o seu smartphone receba o Android 11  nós proximos   dias ou você precise esperar uma eternidade para a atualização chegar ao seu telefone, lembrar de tirar proveito desses recursos tornará sua vida mais fácil - agora e no futuro. (Sim, eles ainda estão presentes no Android 11!) 

1. Modo de foco 

Podemos confiar em nossos telefones para nos mantermos conectados e produtivos, mas sejamos honestos: com a mesma frequência, essas pequenas placas brilhantes tornam impossível evitar distrações. 
 
O Android 10 introduziu uma maneira superútil de reduzir esses ladrões de atenção e manter o foco exatamente onde você deseja. É chamado de “Modo Foco” e pode ser o instrumento de resgate de atenção que você precisa.

O funcionamento desse modo é bem simples: você diz ao Android quais aplicativos deseja desligar e evitar usar - talvez coisas como o Twitter e quaisquer serviços de mensagens não essenciais que você tenha no seu telefone - e então define uma programação recorrente para quando você quiser que esses aplicativos fiquem ocultos. Ou você pode ativar manualmente o Modo de foco, conforme necessário. 
 
De qualquer maneira, os aplicativos ficarão um pouco transparentes na tela inicial e na gaveta de aplicativos sempre que o modo foco estiver em execução - e a tentativa de abrir qualquer um deles resultará em um lembrete amigável de que o aplicativo está "pausado". E quaisquer notificações geradas por esses aplicativos serão retidas e mantidas fora do seu rosto até que ele seja desligado. 
 
E uma dica bônus: embora o recurso seja projetado para eliminar distrações e mantê-lo focado no trabalho, você também pode abordá-lo da maneira oposta e usar o modo Focus para bloquear aplicativos voltados para o trabalho nos fins de semana ou à noite.  

Hoje em dia, mais do que nunca, todos nós poderíamos usar um pouco mais de separação entre vida e trabalho, e o modo foco é uma maneira interessante de conseguir isso. 

Como encontrar

Na versão do Android do Google - o que está presente nos telefones Pixel, telefones Android One e alguns outros dispositivos não Samsung - abra a seção Bem-estar digital das configurações do sistema. 

Encontre e toque em "modo foco" e selecione os aplicativos que deseja bloquear sempre que ele estiver ativo. Se você quiser que o esse formato seja ativado e desativado automaticamente em determinados dias e horários, toque em "Definir uma programação" e insira os dias e horários desejados. 

Se estiver usando um telefone Samsung, enquanto isso, vá para a seção Bem-estar digital das configurações do sistema e toque em "Bem-estar digital" uma segunda vez para acessar o menu completo. 

Encontre a seção "Modo foco" e toque em "Horário de trabalho" ou "Horário para mim" para definir as configurações de qualquer uma das opções.

Observe que aqui, ao contrário da versão do Android do Google, você está especificando quais aplicativos deseja que permaneçam disponíveis durante o Modo de foco em vez de escolher quais aplicativos serão bloqueados. 
 
Não importa o tipo de telefone que você tenha, você pode deixar tudo mais fácil ao iniciar e parar o Modo de foco por conta própria, desenterrando o bloco de configurações rápidas do recurso: deslize para baixo duas vezes a partir do topo da tela para abrir as configurações rápidas e toque no lápis em forma de ícone no canto inferior esquerdo na versão do Android do Google ou toque no ícone do menu de três pontos seguido por "Ordem dos botões" em um telefone Samsung. 
 
Encontre o bloco “Modo Foco”, arraste-o para uma posição ativa e, em seguida, pressione o botão Voltar (ou o comando "Concluído", com um dispositivo Samsung). Em seguida, você verá esse bloco em sua seção regular de Configurações rápidas, onde pode tocar nele a qualquer momento para começar ou parar de focar conforme a demanda. 

2. Notificações silenciosas 

Falando em foco, o Android 10 deixou mais fácil do que nunca gerenciar notificações e evitar que elas o deixem louco. Parte disso é poder definir as notificações como "silenciosas", o que significa que as notificações ainda serão exibidas na tela, mas estarão presentes em uma seção inferior separada do painel de notificação e não informarão sua presença de forma audível. 
 
É uma ótima maneira de lidar com notificações de coisas como alertas do Fotos, atualizações do tempo e qualquer outra coisa que não seja particularmente urgente - qualquer coisa que você queira ver eventualmente, mas prefere olhar na sua própria conveniência em vez de ser interrompida (o).

Como encontrar 

Você pode definir qualquer notificação como silenciosa simplesmente pressionando, segurando-a e selecionando a opção "Silencioso" seguida de "Concluído" ou "Salvar". 

Ahh ... o som do silêncio. 

3. Live Caption

Este próximo recurso foi projetado para fins de acessibilidade - mas, como tantos outros recursos de acessibilidade do Android, pode ser útil para qualquer pessoa. 
 
Chama-se Live Caption e, como o nome sugere, permite que você veja as legendas ao vivo - uma transcrição em tempo real de quaisquer palavras pronunciadas em qualquer mídia reproduzida em seu telefone.  

A próxima vez que você tentar assistir a um vídeo ou conferir um podcast em um lugar onde você precisa ficar quieto (e onde você não tem fones de ouvido à mão), lembre-se disso como uma maneira super conveniente de ler o que está acontecendo sem ter que emitir qualquer som.

Como encontrar

A legenda ao vivo está disponível em smartphones Pixel e outros dispositivos "selecionados", portanto, pode ou não estar presente em seu telefone.

Para descobrir se você tem, comece a reproduzir algum tipo de mídia em seu telefone - um vídeo do YouTube, um podcast, uma gravação de áudio sua recitando Macbeth na íntegra ou qualquer outra coisa - e toque no volume físico de seu telefone botão para aumentar ou diminuir o volume. 
 
Se a função Live Caption estiver presente, você verá uma caixa com uma linha na parte inferior do controle deslizante de volume que aparece na tela. 

Toque nela e você começará a ver cada palavra falada no clipe diretamente na tela - em uma caixa que pode ser movida (pressionando e segurando) ou expandida (tocando duas vezes). 

E assim, você está oficialmente livre para ler sem dar uma espiada.

4. Deslocamento mais inteligente entre aplicativos 

O Android é cheio dos recursos de deslizar, mas o atual sistema de gestos do software tem muito mais do que aparenta. Especificamente, quando se trata da arte de alternar entre aplicativos, há uma maneira oculta interessante de explorar o uso contínuo de apps de um com muito mais eficiência do que  o Android 10 faz por padrão. 

Como encontrar

O gesto padrão para alternar entre aplicativos recentes no Android 10 é deslizar horizontalmente ao longo da borda inferior da tela.

Isso é bom se você sabe que o último aplicativo que você usou é aquele para o qual deseja retornar, mas na maioria das vezes, você não se lembra exatamente em que ordem seus aplicativos abertos recentemente aparecem - e, consequentemente, acaba mudando às cegas e esperando que você finalmente acesse o aplicativo que deseja.

Não é uma maneira eficiente ou eficaz de fazer as coisas e geralmente resulta em mais frustração do que sucesso. 
 
Portanto, esta é a melhor maneira: em vez de deslizar em uma linha horizontal reta na barra na parte inferior da tela, comece a deslizar horizontalmente e mova seu dedo para cima em um leve arco enquanto faz isso.  

Esse movimento permitirá que você tenha visualizações dos aplicativos em qualquer direção e, em seguida, decida de forma inteligente se aquele que você deseja está lá antes de abri-lo automaticamente - uma espécie de movimento híbrido de deslizar rápido e entrar na interface de visão geral completa. 

Quanto mais alto você mover o dedo, menores serão as visualizações e mais delas você poderá ver de uma vez.

Gestos um pouco mais sensatos do que os golpes cegos padrão, certo ?! 

5. Um gesto de abertura de menu mais confiável 

Uma das coisas mais irritantes sobre o sistema de gestos de nível Android 10 é como ele está em conflito direto com certos padrões antigos de deslizar do Android - mais notavelmente o padrão de deslizar para dentro do lado esquerdo da tela para abrir o menu principal de um aplicativo (em um aplicativo com aquele ícone de menu de três linhas no canto superior esquerdo, como Gmail ou Google Drive). 
 
Consequentemente, se você tentar deslizar do lado esquerdo da tela para abrir esse menu, há uma grande chance de que você acabe ativando o gesto de voltar à parte de configuração do sistema - o que provavelmente resultará em confusão seguida de irritação e depois muitos murmúrios sob uma respiração bem apressada. (É uma progressão incrivelmente consistente, pelo menos na minha experiência.) 
 
Não murmure mais: o Android, na verdade, tem uma maneira integrada de lidar com os comandos de deslizamento sobrepostos - e, uma vez que você se treine para lembrar disso, nunca mais ativará a função errada. 

Como encontrar 

Na verdade, você tem algumas opções diferentes aqui. Primeiro - e talvez o mais óbvio - você pode simplesmente tocar no ícone do menu de três linhas em um aplicativo em vez de deslizar para abrir o menu. 
 
Porém, isso nem sempre é conveniente, especialmente se você estiver usando o telefone com uma mão. Em vez disso, tente deslizar do lado esquerdo da tela - mas em vez de deslizar em uma linha horizontal reta, como você faria normalmente, deslize para baixo em um ângulo de 45 graus. Por mais louco que pareça, isso fará com que o menu do aplicativo seja aberto todas as vezes. 

A outra opção, se preferir, é deslizar na lateral da tela com dois dedos - um em cima do outro, ao mesmo tempo. Isso também abrirá de forma consistente um menu de aplicativos no estilo barra lateral, em vez de ativar o comando voltar no nível do sistema. 
 
E aí está: cinco recursos facilmente esquecidos que elevarão sua experiência com o Android 10.

Tudo o que resta é lembrar de usá-los - e essa parte, meu querido, minha querida, é 100% por sua conta. 

Tags