Home  >  Carreira

Scala Data Centers e Instituto IT Mídia lançam programa de formação de engenheiros

Iniciativa busca formar profissionais especializados para indústria de data centers

Da Redação

14/04/2021 às 16h01

profissional data center
Foto: Adobe Stock

Legenda: profissional data center

Formar engenheiros altamente especializados em data centers, especialmente aqueles que não teriam condições para arcar com a formação universitária: este é o objetivo do Programa de Formação de Engenheiros, iniciativa do Instituto IT Mídia e patrocinada pela Scala Data Centers. Os primeiros 28 alunos começaram as aulas em março, em uma jornada que deve levar os próximos cinco anos.

Os estudantes foram selecionados em instituições parceiras do Instituto, incluindo Passos MágicosInstituto Nossa Senhora de FátimaFundação BradescoInstituto da Oportunidade Social (IOS) e Senai Itapevi. A maioria dos estudantes já manifestava interesse ou vinha de cursos técnicos que davam base para um curso de engenharia.

Além da seleção promovida pelo Instituto IT Mídia, que monitorou interesse, vocação e crivo de renda familiar, todos foram submetidos ao processo seletivo da Universidade Anhembi Morumbi. Os 28 mais bem posicionados ganharam as bolsas dividias entre os cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica.

“Para o Instituto IT Mídia esse projeto representa o fortalecimento de um objetivo que é entregar cada vez mais mão de obra especializada para o segmento de tecnologia da informação”, diz Vitor Cavalcanti, diretor-geral do Instituto IT Mídia. “Ao longo de nossa história, distribuímos quase 600 bolsas de graduação, mas essa é a primeira vez que temos um programa focado em engenharia, um curso caro, disputado e com alta demanda no mercado de trabalho.”

Formação na prática

Além da formação teórica, a Scala Data Centers também selecionou 10 deles para um programa de estágio já iniciado. O objetivo da empresa é oferecer uma série de treinamentos internos para que os futuros engenheiros se tornem profissionais mais preparados.

“A Scala reconhece que tem uma missão histórica: apoiar a América Latina na construção e operação da infraestrutura necessária para a evolução dos países a um novo patamar de digitalização”, diz Christiana Weisshuhn, diretora de estratégia e marketing da Scala e líder do programa de ESG da companhia. “Nada mais alinhado a isso do que investir em educação e por isso estamos patrocinando estas 28 bolsas integrais de engenharia. Ficamos felizes em contribuir para mudar a história desses estudantes e de suas famílias.”

Tags