Home  >  Carreira

Saiba o que fazer antes, durante e depois da avaliação de desempenho remota

Para facilitar a conversa, esteja ciente de como sua linguagem corporal aparece na câmera

Da Redação

07/11/2020 às 12h00

Foto: Adobe Stock

Fazer uma avaliação de desempenho pode ser um trabalho complexo e, certamente, que exige muita dedicação, sobretudo se essa é a primeira vez que a avaliação precisa ser feita remotamente.

Em artigo escrito para a The Muse, plataforma de carreira on-line, Regina Borsellino fala sobre como se preparar para esse momento e os cuidados a tomar na avaliação remota. Entre as dicas, a redatora recomenda que antes da revisão, o colaborador anote as suas realizações recentes, estabeleça novas metas viáveis e prepare feedback para o gerente.

Embora pessoalmente ou remotamente o objetivo da avaliação de desempenho seja o mesmo, é importante levar em consideração a linguagem corporal e detalhes pertinentes a uma apresentação formal por vídeo.

Leia também: Avaliação de desempenho: dicas para acompanhar o desenvolvimento da equipe

Este é um guia para tirar o máximo proveito de sua avaliação remota de desempenho - antes, durante e depois da própria avaliação, segundo artigo escrito por Borsellino para a The Muse.

Antes da revisão

Algumas empresas solicitarão que você preencha uma autorreflexão ou avaliação ou um documento semelhante antes de sua revisão. Se sua empresa fizer isso, você deve reservar algum tempo para fazer isso, de modo que possa dar as melhores respostas possíveis.

Mas, mesmo que sua empresa não exija isso, você ainda deve se preparar para a revisão com antecedência. "Descubra o que você quer da reunião. Seu gerente vai entrar com uma lista. Você também deve fazer o mesmo", disse Eloise Eonnet, treinadora de carreira do Muse.

1. Reflita sobre o feedback anterior

Você provavelmente tem notas pessoais ou acesso a algum registro de sua última revisão, seja remota ou pessoalmente. Reveja isso para que você possa chamar a atenção para qualquer progresso que você fez nas áreas discutidas da última vez - sejam melhorias ou sucesso contínuo. Anote todas as habilidades específicas que seu gerente pediu para você trabalhar, para que possa entrar em sua avaliação com exemplos de como você fez isso, diz Eonnet.

Esperançosamente, você também recebeu feedback desde sua última revisão e deve revisa-lo também. Este feedback pode vir de gerentes, colegas, clientes e outros colegas com os quais você trabalhou em projetos de longo e curto prazo, diz Ashely Fernandez, CEO da Ashley Marie Coaching.

Se for positivo, você deve apresentar ao seu gerente como uma realização - especialmente se toda a sua equipe ou empresa estiver remota, porque eles podem não saber disso. Se o feedback falava sobre uma área que você precisava trabalhar, você deve se preparar para mostrar como você fez isso.

Leia também: Como avaliar o desempenho do profissional de TI

2. Anote suas realizações específicas

“Faça uma lista concreta de suas realizações”, diz Eonnet. “Se você é general, eles vão ouvi-lo como um general. Você precisa dar os detalhes”. Os tipos de realizações dependem de sua função, mas podem incluir tarefas que você assumiu, metas que você alcançou ou excedeu, negócios que fechou, avanços que fez, programas ou eventos em toda a organização dos quais fez parte ou ótimos comentários que recebeu.

Em qualquer caso, é importante registrar também quaisquer resultados tangíveis, especialmente aqueles que ajudaram sua equipe ou o negócio em geral.

Esperançosamente, seu empregador ainda percebe suas realizações, mesmo que você não esteja fisicamente no mesmo lugar, diz Fernandez. No entanto, como você não está no escritório todos os dias, as coisas podem passar despercebidas, e é melhor estar ciente desse título em sua revisão para que possa vir preparado para mostrar coisas que seu gerente pode ter esquecido.

Portanto, "lembre-se de todas as coisas boas que você fez ao entrar nesta conversa", diz Hocking. Além de impressionar seu gerente, este exercício também pode ajudar a aliviar qualquer nervosismo que você possa estar sentindo em relação à sua revisão.

3. Pense em maneiras de melhorar - e elabore planos para fazer isso

As avaliações de desempenho não tratam apenas das coisas boas. Não importa o quanto você queira evitar, refletir sobre todas as áreas em que precisa melhorar antes de sua revisão é tão importante quanto preparar suas realizações.

Isso inclui pensar criticamente sobre por que você está tendo esses problemas e encontrar maneiras de resolvê-los. Você também pode usar sua avaliação de desempenho para discutir quaisquer desafios que esteja enfrentando com trabalho remoto, esgotamento ou outros problemas relacionados, diz Fernandez.

“Como gerente, sempre aprecio quando as pessoas já pensaram sobre onde podem melhorar e o que precisam”, diz Hocking, que gerencia - e recentemente realizou avaliações de desempenho para - uma equipe atualmente remota de 40 pessoas, além de ser um especialista em gestão e liderança. Tanto o gerente quanto o funcionário devem estar pensando sobre o suporte e os recursos adicionais que o funcionário pode precisar.

Chegar sabendo disso dará a você e a seu gerente a chance de ter uma discussão produtiva sobre o que você planeja fazer no futuro e o que eles podem fazer para ajudá-lo.

A Eonnet recomenda praticar o que você quer dizer em sua revisão de antemão. Se você disser “Eu quero [x]” ou “Eu sinto [y]” em voz alta algumas vezes antes de sua avaliação, é muito mais provável que você faça o mesmo na chamada real. “Às vezes, é tão simples quanto a memória muscular”, diz Eonnet.

4. Considere suas metas para o futuro

As avaliações de desempenho não tratam apenas do passado, também são uma chance de discutir o futuro. “Os membros da equipe devem estar preparados para falar sobre o que desejam aprender no próximo ano e para onde desejam chegar”, diz Hocking. Saber disso com antecedência ajudará seu gerente a entender como ajudá-lo a atingir seus objetivos.

“Você tem uma ideia clara de em que está trabalhando?”, pergunta Fernandez. Isso pode significar ganhar uma promoção futura, se destacar onde você está ou aprender novas habilidades por meio de atribuições e projetos extensos. Se você não tem certeza de como é a progressão de carreira em sua empresa, esta discussão é um bom momento para perguntar, diz.

Você também pode falar sobre seus objetivos de carreira de longo prazo - especialmente se houver algo dentro de sua empresa que pode ajudá-lo a chegar lá, como trabalhar em um projeto com um departamento diferente ou seguir um colega que está trabalhando na função que você eventualmente deseja.

5. Prepare um feedback para seu gerente

As avaliações de desempenho devem ser uma conversa de mão dupla, diz Hocking, e seu chefe provavelmente pedirá um feedback sobre como eles estão se saindo como gerentes.

“Se o seu gerente perguntar isso e você tiver um bom relacionamento, deve honrar isso, compartilhando o seu feedback”, diz Hocking. Então, vá preparado com feedback que enfoque em como eles podem melhor apoiar você e a equipe, não uma lista de queixas pessoais. Você pode compartilhar coisas como a forma como gostaria de se comunicar com eles ou o que eles já estão fazendo certo, mas você gostaria de ter mais. Isso é especialmente importante se você ou toda a sua equipe recentemente se distanciaram, pois seu chefe pode não ter muita experiência em gerenciar funcionários à distância.

6. Decida como você vai se vestir

Dependendo da sua empresa, o que você veste para o trabalho remoto pode não corresponder aos padrões do que você usaria em um escritório. E embora uma avaliação de desempenho não seja tão formal quanto uma entrevista de emprego, ainda é um pouco mais formal do que outras reuniões, por isso é bom levar isso em consideração, diz Hocking.

“Eu sou um pouco mais old school e me sinto mais confortável e confiante quando estou bem vestido”, mas você deve pensar sobre suas preferências.

“Vestir-se para o sucesso é um clichê, mas também é verdade”, diz Eonnet. Apenas o ato de se recompor um pouco mais do que o normal pode ajudar a colocá-lo na mentalidade de que esta é uma reunião mais importante do que o normal. Enquanto isso, Fernandez sugere vestir-se como se estivesse na reunião pessoalmente, o que varia de acordo com o local de trabalho.

Considere tudo isso ao planejar sua roupa e escolha a abordagem que o faz se sentir mais confiante.

Durante sua avaliação remota de desempenho

Durante sua avaliação, há algumas dicas a serem lembradas para garantir que você esteja se comunicando claramente com seu gerente, mesmo que você não esteja no mesmo lugar.

1. Ligue sua câmera

Isso pode parecer um tanto óbvio se sua empresa ou equipe usar como padrão a câmera para todas as videoconferências, mas se você gosta de usar apenas o áudio, é melhor se preparar para o vídeo, o que ajudará você a se conectar com seu revisor, diz Fernandez.

2. Prepare o terreno

Ao contrário de uma reunião pessoal em que você provavelmente já viu seu gerente naquele dia, em uma revisão remota você pode estar chegando completamente frio, diz Eonnet.

Ela recomenda se envolver em alguma conversa fiada que seja específica para seu gerente e seu relacionamento, como perguntar sobre como o projeto está indo ou como foram os planos de fim de semana que você discutiu. Isso irá prepará-los para uma conversa mais descontraída que aconteceria pessoalmente.

3. Esteja ciente de sua linguagem corporal

Quando você está na mesma sala que a pessoa com quem está falando, a conexão acontece de maneiras diferentes, mas muitas dessas coisas são perdidas em sua chamada de vídeo, diz Eonnet. Isso significa que o que seu gerente pode ver é ainda mais importante.

Preste atenção em como você está sentado e certifique-se de que pode ser visto claramente no quadro. Em uma conversa de vídeo, as pessoas estão mais propensas a procurar pistas na linguagem corporal para mostrar como você está respondendo à conversa, diz Hocking. Portanto, não relaxe e mostre fisicamente ao seu gerente que você está engajado.

A parte mais importante disso é o contato visual, diz Hocking. Olhe para a câmera, não para um segundo monitor ou qualquer outra coisa. Mova o vídeo da pessoa com quem você está falando para que fique diretamente abaixo da câmera - dessa forma, é mais provável que você olhe para o seu gerente enquanto fala. O contato visual também fará com que você pareça mais sincero ao entrar nos detalhes de sua avaliação, diz Eonnet.

4. Comunique-se claramente

“É ainda mais importante ser excessivamente comunicativo”, em uma avaliação de desempenho remota, diz Hocking. “Você tem uma barreira literal entre você e a outra pessoa e é mais difícil obter uma leitura sobre como as pessoas estão respondendo ao que você está compartilhando”.

Portanto, ao longo de sua revisão, certifique-se de que você está falando de forma clara e ponderada e que seu revisor entende o que você está dizendo. Uma maneira de ajudar seu gerente a entender é apresentar coisas, como suas realizações, na forma de uma história, diz a Eonnet. Se você apenas listar os fatos, é menos provável que eles se lembrem do que você disse, em vez de uma história com fatos embutidos.

Você também deve fazer muitas perguntas para ter certeza de que está entendendo e seu gerente também.

5. Faça anotações

É importante fazer anotações durante qualquer avaliação de desempenho para que você possa consultá-las após esta conversa e antes de sua próxima avaliação.

Mas, para uma revisão remota, você deve informar ao seu gerente que está fazendo anotações, especialmente se ele não puder ver o papel ou você digitando no computador. Assim, eles saberão que você ainda está engajado, diz Eonnet.

6. Seja proativo

Se seu gerente não mencionou algo sobre o qual você gostaria de falar, mencione primeiro. Isso se aplica a realizações, desafios, metas e coisas nas quais você foi solicitado a trabalhar. Então não se esqueça de perguntar ao seu gerente o que ele pensa. Por exemplo, você pode dar exemplos de como trabalhou para melhorar, diz Eonnet — então pergunte se eles notaram seu progresso e o que você pode fazer melhor.

Mesmo se você já estiver discutindo suas áreas de fraqueza, às vezes você tem que ser proativo ao pedir o que você precisa para ter sucesso ou pedir maneiras específicas de melhorias. “É sempre bom quando um funcionário pergunta: ‘O que posso fazer de diferente para ter sucesso neste trabalho?’”, diz Hocking.

7. Aceite qualquer crítica com calma

Esperançosamente, você não será pego de surpresa por nenhum feedback difícil que seu gerente apresentar, mas você ainda precisa estar preparado para saber como você reagirá se eles disserem algo difícil de ouvir, diz Hocking.

Em primeiro lugar, não leve para o lado pessoal. “O feedback é um reflexo do que alguém está procurando em você, mas não o define”, diz Hocking. Em seguida, você deseja agradecer ao seu revisor por dar um feedback e mostrar-se curioso para que seu gerente saiba que você se preocupa com o que eles estão dizendo e deseja melhorar.

Faça uma pergunta de acompanhamento, como “Você pode compartilhar um exemplo de alguma vez em que percebeu isso?” ou “Você pode me dar um pouco mais de contexto sobre o que você está dizendo?”, diz Hocking.

8. Discuta os próximos passos

Antes de encerrar sua avaliação de desempenho, “é essencial percorrer com clareza as próximas etapas e garantir que sejam tangíveis”, diz Eonnet.

“Por exemplo, você pode dizer: 'Então, para as próximas etapas, estarei configurando um sistema para começar a rastrear os dados do projeto X e vou enviar isso a você no final da próxima semana. Também tomarei nota dos momentos do meu dia em que posso fazer um trabalho melhor, comunicando-me claramente com a equipe sobre minhas necessidades. Eu gostaria de checar com você sobre o meu progresso daqui a um mês. Como isso soa para você?'".

Estabelecer um plano para os tópicos mais importantes e imediatos que você cobriu durante sua revisão mostra ao seu gerente que você realmente ouviu o que eles estavam dizendo e que está ansioso para começar a trabalhar na melhoria, diz Eonnet.

Se você não for muito bom em fazer planos na hora - ou se precisar refletir mais sobre a conversa primeiro - você pode dizer ao seu gerente que você estará estabelecendo um plano em um determinado momento e perguntar se eles podem revisar para ter certeza de que você não esqueceu nada.

Após a revisão

Tirar o máximo proveito de sua avaliação de desempenho remota não termina quando você desliga. Você precisa agir de acordo com o que discutiu com seu gerente e se preparar para o próximo check-in.

1. Reflita sobre a conversa e aja de acordo com seus planos

Depois que sua revisão terminar, é útil refletir sobre sua discussão e no que você trabalhará nos próximos meses. Escreva seu plano, juntamente com todas as etapas concretas sobre as quais você e seu gerente falaram. Então, “é essencial seguir esse plano”, diz Eonnet.

Definir lembretes para você mesmo ou criar marcos a serem atingidos pode ser útil para ter certeza de que está indo na direção certa.

Você também pode considerar o agendamento de check-ins com seu gerente para discutir especificamente esses pontos - especialmente em um ambiente de trabalho remoto, onde seu progresso pode não ser tão imediatamente visível.

2. Antecipe-se à sua próxima revisão

Se você achou difícil se preparar para a avaliação de desempenho remota porque tinha que gastar muito tempo reunindo suas realizações e outras informações, comece a controlar essas coisas agora.

“Passe alguns minutos no final de sua semana recapitulando suas realizações, vitórias de projetos, colaborações, feedback e desafios, diz Fernandez.

Eonnet sugere o uso de perguntas, feedback e metas que surgiram em sua avaliação de desempenho para identificar áreas específicas para você rastrear.

Se você reservar 10 minutos para capturar essas coisas agora, quando chegar a hora de sua próxima revisão, você estará ainda mais preparado.