Home  >  Carreira

Saiba como pedir aumento ao seu chefe durante a pandemia

Especialistas oferecem 4 dicas de como abordar o chefe dentro do momento atual e obter maior probabilidade de o pedido ser aceito

Da Redação

17/10/2020 às 12h00

Foto: Adobe Stock

Estar empregado durante a pandemia é um privilégio para milhares de pessoas. No entanto, com uma melhora nos negócios e o esfriamento da pandemia, talvez você sinta que tenha chegado o momento de pedir um aumento.

Esse artigo do Business Insider aconselha que, se você chegou nesse ponto, é preciso saber a hora certa e como abordar o gestor. O momento é delicado e exige preparação profissional.

Embora não haja uma receita pronta que garanta o aumento e o momento da pandemia não seja o melhor para isso, especialistas sugerem algumas ações que podem preparar você para pedir um aumento ao chefe, como escolher o momento ideal e preparar informações sobre sua performance para fundamentar seu pedido.

Mesmo que a resposta seja negativa, você sempre pode estabelecer as bases para um aumento no futuro, pedindo feedback e trabalhando para novos objetivos, diz o artigo.

"Você pode ouvir não", disse ao Business Insider, Marianne Adoradio, Consultora de Carreira da Genentech na região de San Francisco. Mas mesmo que você não receba um aumento imediato, pedir - apropriadamente - ainda pode ser benéfico. "Você está demonstrando profissionalismo, assertividade e iniciativa. Isso mostra que não poderão se aproveitar de você quando os tempos mudarem".

Adoradio e outros especialistas oferecem quatro dicas para decidir como e quando pedir um aumento de salário, de acordo com o Business Insider:

1. Arme-se com dados

É difícil saber como pedir um aumento até que você faça uma pesquisa.
Você precisa saber como a sua empresa e o setor estão se saindo: sua
empresa está cumprindo seus objetivos financeiros? Qual é a taxa de
mercado atual para alguém que está fazendo seu trabalho?

Informações não oficiais, como saber se alguém na empresa está recebendo aumento, também podem ser úteis se você conseguir descobrir discretamente.

Por fim, é importante saber "qual é sua posição aos olhos de seu gerente e da equipe administrativa", disse Adoradio. Se você for considerado indispensável, terá maiores chances.

2. Escolha a hora certa

Ao reunir informações sobre o desempenho da empresa, você pode
perceber que não é o melhor momento para pedir um aumento salarial.

"Eu não faria isso se eles ainda estivessem cortando as coisas a torto e a direito", disse Kathy Ullrich, parceira de tecnologia e Chefe a Prática de Diversidade nos Estados Unidos da Odgers Berndtson, no Vale do Silício.

Pedir um aumento enquanto a empresa está no meio de demissões, por exemplo, pode enviar um sinal de que "você não está sintonizado com o negócio", disse Leslie G. Griffen, Consultora de RH e Coach de Carreira do Missouri.

3. Formule sua solicitação com cuidado

Adoradio sugere apresentar um pedido em duas partes que destaca tanto o seu conhecimento da situação da empresa quanto suas contribuições - por exemplo:

"Nosso departamento tem trabalhado arduamente e minha última avaliação de desempenho foi excepcional. Assim que a situação econômica da empresa começa a melhorar, gostaria de saber se eu poderia ter um aumento salarial de 5%".

Se você tiver dados de mercado para sua posição de trabalho para respaldar sua solicitação, Ullrich sugeriu formular sua solicitação da seguinte forma: "Sei que entrei para a empresa durante uma economia em desaceleração. Esperava poder usar o ano que vem para me aproximar da norma".

4. Tenha um plano de backup

Pedir um aumento provavelmente não seja possível agora, mas você pode aproveitar esta oportunidade para lançar as bases para o futuro.

Peça feedback sobre seu trabalho para saber onde melhorar. Griffen sugeriu dizer algo como: "Estou desapontado porque parece que não haverá aumentos neste ano, mas gostaria de receber algum feedback sobre meu valor para a organização".

Adoradio recomenda também perguntar ao seu gerente sobre as metas da empresa que precisam ser cumpridas antes que a gerência comece a considerar os aumentos.

Se você sente que está sendo enrolado, ou se nenhum aumento está à vista, saber como pedir um aumento não lhe trará os resultados que você procura. É hora de iniciar uma busca por emprego e receber o que você merece, recomenda o artigo.

Tags