Home  >  Carreira

Número de vagas na indústria de games cresce mais de 70% desde 2015 no Brasil

Oportunidades são concentradas principalmente no estado de São Paulo, segundo levantamento da Indeed

Da Redação

08/05/2018 às 11h01

game
Foto:

A indústria de jogos eletrônicos se desenvolveu ao ponto de elevar brutalmente o número de ofertas de emprego no setor, aumento que é demonstrado na plataforma Indeed. No Brasil, o total de vagas de emprego no setor subiu impressionantes 73% desde 2015 até hoje. A busca por essas vagas no Indeed também aumentou 45.6% neste período, e observa-se que a oferta por oportunidades na área de games está maior do que a procura.

Esse gigante setor de entretenimento já acumula receitas estimadas em US$ 36 bilhões, como nos Estados Unidos em 2017, de acordo com a Associação de Software de Entretenimento. Se compararmos isso com os ganhos de bilheteria dos campeonatos de games em 2017 também nos Estados Unidos, que chegaram a pouco mais de US$ 11 bilhões, o número é ainda mais impressionante. Os jogos representam um grande negócio.

Como grande negócio, é também um grande empregador, com vagas para designers de jogos, produtores, programadores e artistas, cargos corporativos, de vendas e marketing.

No Brasil, as oportunidades estão concentradas no estado de São Paulo (62%), seguida de Santa Catarina (8%), Rio de Janeiro (6%). Rio Grande do Sul (5%) e Amazonas (3,5%).

Quais cargos são os mais visados?

O mais impressionante crescimento nas buscas por empregos está na área de e-Sports, que representa uma tendência. Mas desenvolvedores e programadores de jogos tiveram um aumento constante nas buscas por emprego na plataforma Indeed no Brasil, totalizando 20.6% na comparação entre 2015 e 2018. De 2015 para cá, o número de buscas por designers de jogos também cresceu e está em segundo lugar na lista com cerca de 8%.

“O mercado de trabalho nessa área se mostra com potencial e vai demandar cada vez mais por profissionais especializados e qualificados, principalmente com habilidades em tecnologia”, explica Felipe Calbucci, country manager do Indeed no Brasil.

Como entrar nessa área?

Trata-se de um nicho setorial que, como outras indústrias, está em desenvolvimento devido aos grandes avanços tecnológicos. Para entrar nessa área, é preciso ficar atento às vagas.

“Nossas pesquisas revelam que há muitas maneiras de entrar nessa área. Há muitas oportunidades para talentos interessados neste espaço, com uma gama de habilidades necessárias. Para muitos, esta indústria oferece a oportunidade de trabalhar com o que ama — o clássico emprego dos sonhos!”, completa Calbucci.

Sendo uma área relativamente nova, as funções disponíveis cobrem uma série de funções, desde o Event Manager (para gerenciar os torneios de games), relações públicas, para promover jogos e parceiros envolvidos e funções digitais, incluindo design e programação.

Deixe uma resposta