Home office em tempos de coronavírus: como reforçar a segurança corporativa?
É importante relembrar aos colaboradores sobre os cuidados e riscos do acesso corporativo fora do escritório
Da Redação
07/03/2020 às 12h00

Com a atual variação do coronavírus (Covid-19) surgindo em diferentes países, muitas empresas estão optando por oferecer iniciativas de trabalho remoto aos seus colaboradores, como forma de mitigar o contágio do vírus. No entanto, essa decisão pode trazer uma série de riscos para a companhia caso ela não tenha uma política correta de segurança da informação e um sistema de proteção adequado para o atual ambiente digital.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela Kaspersky com a consultoria CORPA, 75% dos latino-americanos possuem um notebook somente para trabalhar e, entre essas pessoas, 30% se conectam em redes Wi-Fi públicas (em cafés, =restaurantes ou aeroportos) quando estão fora do escritório. Das pessoas que utilizam a rede sem fio aberta, apenas 8% afirma que utiliza uma rede virtual privada (VPN) quando se conecta a uma rede fora da sua empresa
O mesmo estudo evidenciou que 44% dos entrevistados trabalha em locais com uma política de segurança corporativa sobre uso de smartphones e tablets, enquanto 35% estão em empresas sem nenhuma regra neste sentido e 21% desconhece se sua companhia tem algum direcionamento implantado.
Iniciativas de prevenção
“As empresas devem se comunicar com seus funcionários e explicar claramente os riscos aos quais eles e a organização estão expostos se as medidas de segurança necessárias não forem tomadas ao se conectar à internet fora da rede da empresa ou ao clicar em links suspeitos e abrir e-mails de remetentes desconhecidos", explica Dmitry Bestuzhev, diretor da equipe de pesquisa e análise para a América Latina da Kaspersky.
Para reduzir os riscos de segurança associadas ao home office, vale seguir as dicas apresentadas pela companhia de proteção on-line.
- Forneça uma VPN (Rede Privada Virtual) para as equipes se conectarem com segurança à rede corporativa;
- Restrinja os direitos de acesso dos usuários que se conectam à rede corporativa;
- Eduque as equipes sobre os perigos de responder mensagens não solicitadas e acessar links ou baixar arquivos com origem desconhecida;
- Instale as atualizações mais recentes dos sistemas operacionais e de aplicativos;
- Proteja todos os dispositivos da empresa - incluindo smartphones, laptops e tablets - com uma solução de segurança adequada.