Home  >  Carreira

Grande final da Maratona Behind the Code acontece nesse sábado (05/12)

Prova final irá definir os cinco melhores desenvolvedores da América Latina. Evento também reserva agenda de conteúdo; saiba como acompanhar

Da Redação

01/12/2020 às 9h59

programador
Foto: Adobe Stock

Legenda: programador

O maior evento de programação para desenvolvedores da América Latina, a Maratona Behind the Code, caminha agora para sua etapa final. Depois de meses de desafios, lives e muito conteúdo de inovação e tecnologia, a grande final que definirá os top 5 desenvolvedores da América Latina acontecerá no próximo sábado (5/12).

Além da prova, a IBM reserva uma agenda onde abordará a estratégia da companhia para desenvolvedores e sua importância na transformação digital, tendências de desenvolvimento na nuvem e, de olho no futuro, dicas exclusivas aos desenvolvedores de como se preparar para a próxima Maratona. Interessados em acompanhar a final no dia 5, devem se inscrever no link. O evento será transmitido online a partir das 17h30 e seu acesso é gratuito.

A Maratona

A Maratona Behind the Code, encabeçada pela IBM, busca provocar a comunidade de desenvolvedores - e aqueles que ainda não o são - a aprenderem novas tecnologias e a resolver desafios baseados em inquietações de negócios reais.

Diferente dos hackathons, normalmente concluídos em 48 horas, a maratona engaja competidores ao longo das semanas. Em 2019, a IBM lançou a primeira edição da Maratona no Brasil, atraindo 27 mil inscritos para encontrar os 100 melhores. Neste ano, a companhia ampliou a sua geografia e renovou sua meta: buscar os melhores desenvolvedores em toda a América Latina. Com a novidade, os desafios foram entregues em português e em espanhol.

Ao todo, foram mais de 70 mil participantes na edição 2020 que, ao longo de cinco semanas, resolveram desafios de negócios usando tecnologias disruptivas, como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Internet das Coisas (IoT) e Kubernetes, entre outros, na plataforma IBM Cloud.

O que dizem os vencedores?

A Computerworld Brasil entrevistou alguns dos participantes da Maratona Behind the Code 2019 e também vencedores da etapa brasileira de 2020. A curitibana Priscilla Bomfim foi uma das 100 melhores devs da competição da IBM no ano passado. E, após disputar a competição, a publicitária iniciou uma graduação em Inteligência Artificial.

Aleck Zander, goiano de 44 anos, contou a experiência e a vivência de ter vencido o desafio da FCA deste ano. Com apenas 25 anos, Bruno Santos conquistou o primeiro lugar da Maratona Behind the Code em português. Ele também contou sua experiência, assim como Caroline Intaschi, 2ª melhor dev entre 44 mil inscritos na Maratona. Para conhecer os 100 melhores desenvolvedores do Brasil, acesse o link.

Prêmios

No sábado, os 100 devs mais bem classificados representarão seus países na Grand Finale ao vivo e on-line. Os participantes também viajarão para um resort em uma praia no México em 2021, onde se encontrarão com os patrocinadores dos oito desafios da etapa inicial.

Os top 5 irão conhecer a IBM Alpha Zone, aceleradora de startups da IBM em Tel Aviv, capital de Israel. Lá, terão acesso a algumas das tecnologias mais inovadoras do mundo, num país que é reconhecido por ser um centro de referência em inovação. O 1º lugar entre os 50 finalistas no ranking geral da Maratona em português ganhará da FCA um Jeep Renegade Longitude.

Para saber mais, acesse o site oficial da Maratona Behind the Code.