Home  >  Carreira

FCA anuncia último desafio da Maratona Behind the Code

Desafio propõe app que colete opiniões sobre a experiência e emoções dos motoristas. Vencedor do Desafio FCA será premiado com um Fiat Argo Trekking

Da Redação

12/09/2020 às 13h10

Foto: Adobe Stock

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA), patrocinadora da Maratona Behind the Code da IBM, anunciou neste sábado (12) o último desafio da primeira fase da competição. Os participantes deverão criar uma plataforma para coletar as opiniões dos motoristas sobre a experiência e emoções ao dirigir o veículo.

“A nossa participação na Maratona Behind the Code 2020 está totalmente alinhada com a jornada de inovação e transformação digital que a FCA iniciou há alguns anos", comenta André Souza, CIO da FCA para a América Latina. "Por isso, sempre nos mantemos próximos ao ecossistema de inovação, interagindo com empresas, startups e centros de pesquisa que buscam na inovação a melhoria de processos, produtos e serviços. Fazer parte desse desafio é mais uma das iniciativas que desenvolvemos para melhorar a experiência dos consumidores com os nossos produtos, além de ser uma oportunidade de identificar talentos com as qualidades que procuramos no mercado”.

O desafio: Utilizando ferramentas de inteligência artificial de captura de voz da IBM, os desenvolvedores deverão combinar criatividade e conhecimento técnico para criar um app que possa ser usado em três momentos: nas avaliações da área de engenharia, durante test-drives com clientes e ainda no entendimento do que o público espera de um produto.

A partir das informações levantadas, os participantes deverão correlacionar os comentários coletados com informações e características do automóvel, propondo soluções para melhorar a experiência do consumidor. Futuramente, elas poderão ser aplicadas pela FCA na melhoria de seus produtos. A expectativa é que este mesmo algoritmo também faça a sugestão dos veículos que possuem maior aderência às características evidenciadas pelos clientes.

Quais tecnologias deverão ser implementadas? Neste desafio serão utilizados diversos serviços da IBM Cloud, como o Watson Speech to Text (STT) para a transcrição de áudio, e o Watson Natural Language Understanding (NLU) para extração de entidades textuais e análise de sentimento. As falas do motorista deverão ser processadas em áudio e texto, e as entidades textuais pertinentes a identificação de componentes, ou critérios de avaliação dos veículos, deverão ser anotadas por um modelo de IA. Esses serviços serão todos integrados por meio de um framework ou tecnologia de escolha livre pelo participante, que além do modelo treinado também entregará uma API REST como solução.

Premiação: O vencedor do Desafio FCA será premiado com um Fiat Argo Trekking e o 1º lugar dentre os 50 finalistas no ranking geral da Maratona em português ganhará um Jeep Renegade Longitude1.

O que você precisa saber sobre a Maratona

A Maratona Behind the Code em 2020 terá oito desafios ao longo de agosto e setembro, sendo o desafio proposto pela FCA o último. Veja como está o ranking nos desafios já realizados.

Não perca os prazos, acesse o site maratona.dev.

Para inscrição, informações e regulamento do desafio acesse o site: