Home  >  Carreira

Em alta: 5 carreiras de TI ligadas à análise de dados

Profissões têm conquistado espaço em meio à explosão de dados criados no dia a dia

Da Redação

16/08/2018 às 11h41

cientista de dados
Foto: Shutterstock

Legenda: cientista de dados

O número de dispositivos conectados chegará a 50 bilhões em 2025, segundo estimativas da Cisco.

Mas a grande massa de dados criados a partir dos mais diversos dispositivos, o chamado conceito de big data, praticamente não tem valor caso a organização não conte com processos estruturados de análise de dados.

O cenário tem impulsionado carreiras ligadas à analise de dados. Por isso, a Mastertech, plataforma criada para o desenvolvimento de habilidades do século 21, separou cinco carreiras em que habilidades de visualização de dados e para encontrar padrões de forma rápida e eficiente são essenciais. São elas:

1. Cientista de dados

O cientista de dados explora e cria ferramentas ou métodos para lidar com uma quantidade massiva de informação, normalmente disparada por mais de uma fonte, analisando esses dados e recomendando formas de aplicá-los. Isso acontece, normalmente, a partir de soluções técnicas como algoritmos e modelos preditivos. Ou seja, ter certo conhecimento de programação vai ajudar muito nessa tarefa.

Entretanto, um cientista de dados não deve somente saber rastrear dados. Ele também precisa gerar insights e ser e analítico para identificar tendências, reconhecer pontos cegos, determinar necessidades, fazer recomendações e tomar decisões que aumentam o valor do negócio.

2. Analista de dados

O analista de dados coleta, processa e performa análises estatísticas a partir de dados. Suas habilidades não precisam ser tão avançadas como as de um cientista de dados, mas os objetivos são os mesmos: descobrir como as informações podem ser utilizadas para responder perguntas e resolver problemas.

3. Analista de negócios

Como um analista de negócios, você estará no comando de aperfeiçoar processos e aumentar a produtividade, o output, a distribuição de funcionários, produtos e serviços. Isso pode incluir a construção e análise financeira de modelos de negócio, para a qual você precisará colher diversos dados de fontes variadas.

Analistas de negócios e sistemas, uma profissão similar mas mais técnica, entregará para as empresas a direção para integrar novas soluções técnicas no negócio. Os dois cargos trabalham em conjunto à equipe financeira e estratégica.

4. Gestor de produto

Sendo um gestor de produto, o trabalho é dominar o produto desde a concepção até cada estágio de seu desenvolvimento, e todo produto passa pela análise de dados. Em seu nascimento, é preciso analisar o mercado para compreender tendências e problemas. Durante o crescimento e maturidade, o gestor de produto se baseia fortemente em dados para determinar quais funcionalidades devem estar incluídas e quais mudanças serão feitas na próxima versão.

5. Marketing digital

Não importa se seu foco é em e-mail marketing, SEO, mídias sociais ou outro, como um profissional de marketing digital. Todas as suas ações e estratégias devem se basear em dados. Entender o que afeta os usuários através da análise de dados é parte crucial de redefinição de suas estratégias e comunicação com stakeholders. Não é a toa que existem tantas ferramentas de marketing digital com esses objetivos.