Fazer login no IT Mídia Redefinir senha
Bem-vindo de volta,
Digite seu e-mail e clique em enviar
Ainda não tem uma conta? Cadastre-se
Salvar em Nova pasta de favoritos

+

Criar pasta
Últimos favoritos Ver todos
Home  >  Carreira

Desenvolvedores de software são importantes? Sim, muito

Pesquisa sobre os desafios do desenvolvedor em 2020 sugere que os executivos estão começando a entender o que os desenvolvedores estão enfrentando

Andrew C. Oliver, Infoworld

15/03/2021 às 16h07

programador
Foto: Adobe Stock

Legenda: programador

Steve Ballmer disse isso melhor. Os desenvolvedores são extremamente importantes e eles foram os heróis anônimos de 2020. Suponho que isso não choque ninguém, em uma pesquisa recente com executivos da empresa de banco de dados NoSQL Couchbase, 92% dos executivos concordaram.

Eu secretamente detesto o termo de marketing "transformação digital", que é apenas uma maneira do Gartner de dizer "usando computadores". No entanto, se você já trabalhou para uma grande empresa, aprenderá que quase tudo é feito de uma maneira terrivelmente ineficiente. “Claro, vou imprimir este formulário que basicamente tem meu nome, assiná-lo, digitalizá-lo, enviá-lo por e-mail e fazer o acompanhamento por telefone em duas semanas”.

Esses processos quebraram rapidamente à medida que a pandemia se transformava em mais do que conversa remota por parte das empresas que têm um servidor Slack, mas só contratam pessoas do Vale do Silício e as fazem viajar duas horas para o centro de São Francisco.

A gerência não tem a melhor reputação de estar em sintonia com os problemas do desenvolvedor, mas pelo menos 49% ouviram que suas equipes de desenvolvimento têm muitas coisas para fazer em pouco tempo. Apenas 10% disseram que suas equipes “nunca têm reclamações”, o que significa que eles são mentirosos ou têm uma política de apenas receber reclamações sem máscara e pessoalmente.

Há muito tempo não acredito na "escassez de desenvolvedores". Ter entrado em edifícios que pareciam estar coletando desenvolvedores até onde a vista alcançava - apenas para colocá-los em cubículos. Essas mesmas organizações desperdiçaram a maior parte do tempo de seus desenvolvedores em tarefas erradas e comunicação deficiente, que tentaram resolver com mais reuniões. Os dois principais problemas da pesquisa foram objetivos e comunicação.

Enquanto muitas organizações reduziram outras funções à medida que as empresas se transformavam para se ajustar ao “novo normal” (outro termo que odeio), elas continuaram a adicionar desenvolvedores. As empresas aumentaram suas equipes de desenvolvimento em quase 20% - pelo menos fora do Reino Unido, onde acho que decidiram não apenas fazer o Brexit, mas também o Techxit - entendeu?

Parece que 2021 é uma nova temporada dos mesmos redatores de 2020, então provavelmente podemos esperar mais do mesmo com mais desenvolvedores, transformação mais rápida e metas pouco claras mal comunicadas. No entanto, é bom saber que apenas 10% dos executivos não estão ouvindo.

*Andrew C. Oliver é colunista e desenvolvedor de software com uma longa história em código aberto, banco de dados e computação em nuvem. Ele fundou o Apache POI e atuou no conselho da Open Source Initiative. Ele também ajudou com marketing em startups, incluindo JBoss, Lucidworks e Couchbase.

Snippets HTML5 default Intervenções CW

Este anúncio desaparecerá em:

Fechar anúncio

15