Home  >  Carreira

Desenvolvedor, estas são as habilidades que você precisa buscar em 2020

Indeed avaliou as competências técnicas que impulsionaram o mercado de TI em 2019 e quais habilidades serão buscadas em 2020

Da Redação

08/12/2019 às 10h21

Foto: Shutterstock

Ter as competências técnicas certas pode ajudar a avançar na carreira ou conquistar um novo emprego em 2020. A dica é ficar de olho nas suas habilidades que estão em alta demanda.

Levando em consideração as habilidades que mais apareceram nas vagas de emprego entre 2014 e 2019, a Indeed listou aquelas em tecnologia mais procuradas.

Os resultados representam o que impulsionou o mercado de trabalho tecnológico em 2019 e quais habilidades serão buscadas em 2020.

Para o relatório, a Indeed utilizou mais de 500 termos de habilidades técnicas para consultar as descrições de cargos publicados no Indeed.com.

Leia mais na IT Trends

A pesquisa revela que Python, habilidades em ciência de dados e linguagens de programação especializadas são o ingresso de um profissional de TI para o sucesso em 2020.

Abaixo, confira as principais competências e como a demanda por cada uma delas cresceu (ou diminuiu) nos últimos anos.

Python

Python é uma linguagem de código aberto útil em análise de dados e aplicativos de IA. Sua popularidade aumentou na indústria de tecnologia nos últimos anos por conta do aumento da ciência de dados e do aprendizado de máquina. É também uma linguagem de entrada no mundo da programação e possui uma grande comunidade de desenvolvedores.

JavaScript

O JavaScript foi introduzido em 1995, no mesmo ano que o Java. Apesar das semelhanças no nome, eles são linguagens completamente diferentes. Enquanto o Java forma o back-end de muitos aplicativos e bancos de dados corporativos, o JavaScript é usado no front-end dos aplicativos para ajudar a tornar os sites interativos. É uma das principais linguagens usadas ​​para criar páginas na web e pode até ser usado para a criação de jogos. Sua flexibilidade o tornou uma das linguagens de programação mais populares da atualidade.

Java

Java é uma linguagem de código aberto introduzida em 1995 e que continua sendo uma das principais linguagens de programação na atualidade. A linguagem foi desenvolvida pela Sun Microsystems e posteriormente adquirida pela Oracle. Atualmente, os desenvolvedores usam Java para criar aplicativos móveis e Web, jogos e software. É utilizado por empresas como Twitter, Netflix e muito mais.

Linux

Linux é uma família de sistemas operacionais de código aberto baseados no kernel Linux, que serve como o núcleo do sistema operacional de um computador. O kernel do Linux foi lançado pela primeira vez por Linus Torvalds em 1991 e explodiu em popularidade desde então, alimentando o sistema operacional móvel Android e o Chrome OS. Os desenvolvedores podem usar, baixar ou modificar o Linux de acordo com as suas próprias especificações, o que contribui para a sua popularidade e uso generalizado.

SQL

Linguagem de programação de domínio usada para localizar e recuperar dados mantidos em sistemas de gerenciamento de banco de dados relacional. Originalmente desenvolvido na IBM por Donald Chamberlin e Raymond Boyce na década de 1970 para gerenciar dados armazenados no System R, hoje, o SQL é usado para gerenciar dados em uma variedade de sistemas, como o MySQL da Oracle ou o SQL Server da Microsoft.

Amazon Web Services (AWS)

A Amazon Web Services (AWS), divisão de nuvem da Amazon, foi lançada em 2006. Hoje, a AWS é líder de mercado em cloud computing e oferece uma gama de serviços, incluindo ferramentas de computação, armazenamento, análise e desenvolvimento. Seus serviços mais populares permitem que os clientes usem a nuvem da Amazon para armazenamento de dados e adicionem ou complementem o poder da computação.

C++

A linguagem de programação C++ se baseia no C, que foi desenvolvido como uma linguagem de alto nível de uso geral para escrever o sistema operacional UNIX. Bjarne Stroustrup criou o C++ em 1979, enquanto trabalhava em sua tese de doutorado, como uma maneira de adicionar recursos ao C. Apesar de sua idade, o C++ permanece altamente valorizado como a principal linguagem em muitos sistemas operacionais, navegadores e jogos. 8.

C

Outra robusta linguagem é o C, desenvolvido para escrever o sistema operacional UNIX no Bell Labs, na Califórnia, no final dos anos 1960 e início dos anos 1970. Continuou sendo uma das linguagens mais usadas de todos os tempos, e os profissionais versados ​​em C terão grande demanda de trabalho no próximo ano, de acordo com a Indeed. 9.

C#

O C# foi desenvolvido por uma equipe da Microsoft liderada por Anders Hejlsberg. É conhecido por desenhar elementos de C e Java, e é uma habilidade desejável por conta da sua flexibilidade. O C# pode ser usado em aplicativos móveis, jogos e softwares corporativos, tornando-o adequado para uma ampla variedade de aplicações.

.NET

O .NET da Microsoft é uma estrutura de software destinada a ser usada pela maioria dos aplicativos criados para a plataforma Windows. Foi lançado em 2002 e hoje suporta mais de 60 linguagens de programação. O .NET é utilizado para desenvolver sites, aplicativos, jogos e muito mais.

Apesar de uma demanda cada vez menor, a solução continua sendo uma habilidade importante em TI e pode ajudá-lo a conquistar um novo cargo no próximo ano.

Outras competências fora das 10 principais que estão crescendo rapidamente incluem habilidades Scrum, aprendizado de máquina, Azure e Docker.

Tags